Primeira Página

Feira da Alheira de Mirandela em formato digital durante o mês de março

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 05-03-2021

A Feira da Alheira, que há 22 anos promove o enchido emblemático de Mirandela, no distrito de Bragança, recolhe-se este ano da margem do rio Tua para o formato digital, devido à pandemia covid-19, divulgou hoje o município.

PUBLICIDADE

A Câmara é a promotora da iniciativa em torno do produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP), que só no concelho de Mirandela movimenta 30 milhões de euros por ano e dá emprego diretamente a cerca de 700 pessoas em cozinhas regionais, mas sobretudo nos 12 grandes produtores e fábricas.

Apesar da pandemia, a autarquia não quis deixar de realizar a feira, mas transportando para formato digital o evento ao longo de todo o mês de março, na plataforma de venda online www.mirandelamarket.pt e nas redes digitais da autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa da feira, como divulgou a Câmara Municipal, contará com ações dedicadas à divulgação da alheira, que é uma das 7 Maravilhas da gastronomia portuguesa.

Em simultâneo com as vendas na plataforma que a autarquia já tinha criado para promoção dos melhores produtos do concelho, como forma de resposta às avultadas quebras de receitas de todo o comércio local devido às restrições impostas pela pandemia.

PUBLICIDADE

A Feira da Alheira de Mirandela realiza-se desde 1999 por iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Mirandela com o principal objetivo de dar suporte ao pedido de certificação, com IGP, do produto Alheira de Mirandela.

O município de Mirandela tem assumido a realização da feira anualmente, no início de cada mês de março, em que são vendidos outros produtos locais mas com destaque para o enchido à base de diversos tipos de carnes, pão e azeite.

O certame que, inicialmente, era uma montra de produtos locais, transformou-se num “evento de referência nacional e internacional, que conjuga a vertente comercial com entretenimento e gastronomia”, como descreve a autarquia, lembrando os 93 expositores que se juntaram há um ano.

“A localização geográfica no Parque do Império, junto ao rio Tua, a qualidade dos produtos expostos, a possibilidade de degustação de iguarias no pátio da restauração, o cartaz musical, bem como o programa complementar, desde sempre motivaram anualmente a deslocação de milhares de visitantes a Mirandela para participarem neste evento”, sustenta.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE