Desporto

Federação Portuguesa de Futebol lança versão do hino em língua gestual (com vídeo)

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 23-09-2022

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lançou hoje uma versão do hino nacional em língua gestual, interpretado por jogadores das seleções masculina e feminina, para assinalar o Dia Internacional das Línguas Gestuais.

PUBLICIDADE

No vídeo publicado no sítio oficial da FPF na Internet surgem futebolistas como Rúben Neves, Pepe, Diogo Dalot, William Carvalho, Ricardo Horta, Nuno Mendes, Palhinha e André Silva, bem como internacionais femininas, como Andreia Jacinto, Andreia Norton, Carole Costa, Carolina Mendes, Ana Borges e Jéssica Silva.

O vídeo foi gravado em junho na Cidade do Futebol, sob a coordenação de Ana Margarida Almeida, autora do projeto e responsável pela tradução do hino para língua gestual, mas apenas foi divulgado hoje, dia em que se celebra o Dia Internacional das Línguas Gestuais.

PUBLICIDADE

Além dos futebolistas das seleções principais de Portugal, participaram também no vídeo os atletas surdolímpicos de natação Miguel Cruz e Tiago Neves, uma professora de língua gestual portuguesa, uma criança surda e uma adepta surda das seleções nacionais.

Segundo a federação, “este é mais um passo dado pela FPF rumo à inclusão e à eliminação das barreiras que enfrentam os adeptos com deficiências que assistem ou gostavam de assistir a jogos de futebol”, com o objetivo de “tornar o espetáculo de futebol acessível a todas e todos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja aqui o vídeo:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE