Coimbra

Fé e devoção pelas ruas de Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-03-2016

No dia 20 de março, as condições climatéricas adversas ditaram que a procissão diurna da Solenidade do Senhor dos Passos em Montemor-o-Velho sofresse alterações de percurso.

PUBLICIDADE

A

O sentido momento de manifestação religiosa não afastou os fiéis, populares e entidades, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão e o presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, António Pardal.

PUBLICIDADE

Assim, o tradicional sermão do encontro, realizado na Praça da República, acabou por se realizar no interior da igreja do Convento de Nª Sr.ª dos Anjos.

A procissão teve início na igreja de Santa Maria de Alcáçova, no Castelo, passou por duas das quatro capelas dos Passos, teve uma breve passagem na Praça da República, fez a tradicional paragem na igreja do Convento de Nª Sr.ª dos Anjos, e terminou na capela do Antigo Hospital da Misericórdia (atual Centro de Acolhimento Nª Srª de Campos).

PUBLICIDADE

publicidade

A procissão foi abrilhantada pela Associação Filarmónica 25 de Setembro e os diversos momentos da programação do Senhor dos Passos são organizados pela Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.

A Solenidade do Senhor dos Passos continua a encontrar no concelho de Montemor-o-Velho uma forte tradição, realizando-se, nas semanas anteriores à celebração da Páscoa, na Carapinheira, Pereira, Tentúgal e Montemor-o-Velho.

A programação prossegue na 4ª feira com o tríduo pascal.

Programa – Tríduo Pascal

Quarta-feira Santa 23/03
21h | Oração de Taizé (Igreja da Misericórdia)

Quinta-feira Santa 24/03
21h | Missa da Ceia do Senhor (Igreja de São Martinho)

Sexta-feira Santa 25/03
Via Sacra
15h | Adoração da Cruz

Sábado Santo 26/03
21h | Vigília Pascal (igreja da Carapinheira)

Domingo de Páscoa 27/03
12h | Missa (São Martinho)
Visita Pascal (como habitualmente)

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE