Primeira Página

Fé azul e branca passa por Coimbra. Sandra Madureira ruma a Fátima com peregrinos portistas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 horas atrás em 09-05-2025

A fé une-os, mas a devoção vai mais longe. Esta sexta-feira, 9 de maio, na zona da Pedrulha, em Coimbra, o NDC encontrou um grupo de cerca de 30 peregrinos vindos do Porto a caminho de Fátima — entre eles, uma figura que não passou despercebida: Sandra Madureira, mulher de Fernando Madureira, conhecido como “Macaco”, antigo líder dos Super Dragões.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde 2004 que este grupo se junta anualmente para fazer a peregrinação a pé até Fátima, percorrendo cerca de 40 a 45 quilómetros por dia. Este ano, no entanto, o caminho é feito com um peso no coração: a perda de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente histórico do FC Porto, que morreu este ano.

PUBLICIDADE

“Foi um ano muito complicado”, admitiu um dos elementos do grupo. “Partiu uma pessoa amada por nós, que nos acompanhava com o coração. Esse senhor, chamado Jorge Nuno Pinto da Costa, merece. E enquanto tiver saúde, virei sempre, por ele.” A homenagem ao ex-presidente esteve presente nas palavras e até nos bonés usados por alguns peregrinos, com a imagem de Pinto da Costa estampada.

Sandra Madureira integra o grupo com simplicidade e fé, acompanhando o espírito de quem caminha pela devoção e pela memória. Discreta, mas sempre envolvida, partilha a energia de um grupo que não esconde o orgulho nas raízes azuis e brancas.

A juíza que lidera o julgamento da Operação Pretoriano aceitou o pedido de Sandra Madureira para que não se apresente às autoridades entre os dias 6 e 11 de maio, de modo a poder participar na peregrinação a Fátima.

A chegada está prevista para domingo, dia 12, e o grupo ficará até ao dia 13 de maio em Fátima, cumprindo uma promessa que vai muito além da religião: é um caminho de fé, mas também de tributo, de amizade e de paixão por um clube que os molda desde sempre.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE