Conecte-se connosco

Coimbra

FDUC assina protocolo para promover celebração dos 150 anos do Código Civil Português que ainda vigora na Índia

Publicado

em

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) celebra na próxima segunda-feira, 1 de julho, um protocolo com a Secretaria Geral do Ministério da Justiça, com a vista à promoção de uma exposição alusiva aos 150 anos de vigência do Código Civil Português na Índia (nos territórios de Goa, Damão e Diu).

A assinatura do protocolo, com a presença da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, decorre pelas 12:30, na Sala do Conselho Científico da FDUC.

O protocolo tem por finalidade a organização e disponibilização ao público de uma exposição documental e iconográfica alusiva aos 150 Anos de vigência ininterrupta do Código Civil Português de 1867 nos territórios de Goa, Damão e Diu.

A exposição, prevista para ser itinerante, será inaugurada nas instalações da FDUC no dia 18 de novembro de 2019, data em que se completam 150 anos do decreto que estendeu aos [então] territórios ultramarinos a aplicação do Código Civil de 1867.

“Ainda hoje subsiste uma presença marcante do Direito português na Índia. Na verdade, vigora em Goa, Damão e Diu o Código Civil Português de 1867, uma obra de grande originalidade, que se ficou a dever ao génio de António Luís de Seabra (mais conhecido por Visconde de Seabra), um jurista oriundo da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e também antigo Reitor da Universidade de Coimbra (1866-1868)”, nota o Diretor da FDUC, Rui de Figueiredo Marcos.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com