A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) comunicou, com profundo pesar, o falecimento do Professor Doutor Francisco Manuel Portugal e Gomes, arquiteto e docente do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Universidade de Coimbra. Natural do Porto, tinha 62 anos.
Francisco Portugal e Gomes exercia funções como Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra desde 2025, destacando-se por um percurso académico e profissional de reconhecido mérito nas áreas da arquitetura, do ensino e da investigação.
O velório realiza-se esta sexta-feira, dia 31, a partir das 8h30, na Capela Mortuária de Milhundos, no concelho de Penafiel. O funeral terá lugar pelas 15h, na Igreja Paroquial de Milhundos. À família e amigos, a FCTUC endereça as suas mais sentidas condolências.
Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) em 1989, Francisco Gomes doutorou-se em Arquitetura pelo DARQ da Universidade de Coimbra em 2019, com a classificação de aprovado com distinção e louvor por unanimidade. A sua tese, intitulada “Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa: contributo para o entendimento das causas do problema da Casa Portuguesa”, mereceu menção honrosa no Prémio André Jordan 2020.
No exercício da prática profissional, colaborou em diversos ateliês de referência, nomeadamente com os arquitetos Jorge Gigante, Francisco Melo, José Gigante e João Álvaro Rocha. Foi autor de projetos amplamente divulgados em revistas, livros e catálogos nacionais e internacionais, entre os quais Premis FAD (Barcelona, 2000), Obradoiro (Galiza, 2008) e Contemporary House Design (Colónia, 2008).
Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios e distinções, incluindo a Menção Honrosa – Projeto Tecnológico no Concurso Público Internacional do Museu-Ponte da Academia, em Veneza (2006), e a Distinção de Louvor do WA Awards, atribuída à Casa Milhundos, em Penafiel (2008).
Autor de diversos artigos científicos e ensaísticos, publicou recentemente textos como “Whoever Draws Is Still in Paradise” (revista Vesper, 2024) e “Contribution to the Malagueira Neighbourhood” (Congresso Internacional CIPA, 2022). Participou ainda em várias exposições de relevo e foi coordenador científico e coorganizador do Encontro Internacional “Significado do Contributo do Professor Mário Krüger para a Investigação em Arquitetura”, realizado em 2024 na Fundação Calouste Gulbenkian.
A sua trajetória académica incluiu passagens como assistente convidado na FAUP, docente convidado na Escola Superior Gallaécia e professor auxiliar na Universidade Lusófona de Lisboa, entre 2019 e 2024, deixando uma marca significativa no ensino e na investigação em arquitetura em Portugal.