Coimbra

FAZUNCHAR está de regresso a Figueiró dos Vinhos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-08-2020

FAZUNCHAR está de regresso a Figueiró dos Vinhos para a sua 2.ª edição desde sábado, dia 15, e prolonga a sua programação até ao próximo dia 23 de agosto.
Uma festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território.

PUBLICIDADE

Os artistas Fazunchar 2020 já estão a realizar as várias intervenções que fazem parte da programação deste ano e que não só se localizam em FigueiródosVinhos, mas se estendem também às freguesias de Arega, Aguda e Campelo.

PUBLICIDADE

HelenBur, artista do Reino Unido, inclusivamente, já finalizou 10 peças da sua série “Little people”, que consiste em retratar pessoas que fotografa previamente, em peças de pequena dimensão, espalhadas por diversas localizações da vila. 

A partir de hoje, dia 19 de AGO, o Fazunchar entra também nos seus dias de programação mais intensa. Começa com Conversas com Artistas no Jardim do Casulo do Malhoa a partir das 21H30, sendo que amanhã, dia 20 de agosto, há a Projeção do filme-documentário “Graffiti Grandmas” no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, também às 21H30.

PUBLICIDADE

publicidade

Já no fim‑de‑semana, de 21 a 23 agosto não só acontecem os concertos ao vivo de Surma e Cassete Pirata, como serão apresentadas todas as intervenções artísticas feitas no decorrer do evento nas visitas guiadas coordenadas por Lara Seixo Rodrigues às intervenções realizadas nesta edição.

Acontecem também os workshops de Colagem Criativa com Margarida Girão e Estampagem com Carimbos pelos Adamastor, assim como a apresentação da Sebenta da Quarentena, projeto desenvolvido pela Mistaker Maker.

O Fazunchar encerra este domingo, a 23 de  agosto, com um piquenique comunitário no Jardim do Parque Municipal de Figueiró do Vinhos que replica uma tradição local antiga de reunir os residentes na vila neste momento de lazer em que todos colaboram.

O FAZUNCHAR tem como um dos seus objetivos fundadores renovar a projeção de Figueiró dos Vinhos à escala nacional, enquanto produtor e palco de atividade artística e cultural, (agora) na contemporaneidade.

O próprio nome do evento, FAZUNCHAR, é uma palavra recolhida de um ‘bem local’_ o laínte (dialeto exclusivo dos comerciantes de têxteis) que significa Fazer. Na prática, é o que se ambiciona para este evento, um ‘fazer’ por este território e pelas suas gentes, porque aqui, tal como em qualquer outro local mais interior e esquecido de Portugal, é urgente transmitir e preservar o corpus cultural de uma entidade coletiva. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE