Região

“Fazer composto é de bom gosto” em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 04-11-2023

O município de Montemor-o-Velho recebeu esta quinta-feira, 2 de novembro, a sessão de arranque do projeto “Da terra à Terra – Fazer composto é de bom gosto”. Iniciativa foi dirigida a todos os presidentes de junta de freguesia do concelho e tem como objetivo reforçar a importância do tratamento dos biorresíduos.

PUBLICIDADE

Este projeto assenta numa campanha de comunicação concertada que vai contar com sensibilização ambiental porta a porta por todo o concelho, com técnicos devidamente identificados que vão motivar e esclarecer todos os munícipes acerca da importância do seu papel ao aderirem ao projeto. 

No setor doméstico, as famílias aderentes irão receber 1 balde de 10 litros e 1 cartão RFID que lhes permitirá abrir e depositar os biorresíduos no contentor de 360 litros presente na via pública.

PUBLICIDADE

No setor não-doméstico, serão entregues contentores de maior capacidade, nomeadamente, 80 litros, cujo conteúdo deverá ser depositado nos contentores castanhos de capacidade 120 ou 240 litros disponíveis à porta dos estabelecimentos comerciais.

Além disso, os cidadãos com espaços verdes também podem aderir à recolha seletiva de Resíduos Verdes, e nesse caso recebem um saco reutilizável para a separação e colocação destes resíduos à recolha em dias e horas definidas pelo município. 

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, “este projeto vai permitir valorizar cerca de 4 mil toneladas de biorresíduos por ano que, de outra forma, iriam para aterro”.

“Este objetivo só é possível com um envolvimento de todos nós. A população do concelho de Montemor-o-Velho já demonstrou que está comprometida com o ambiente e, por isso, estou confiante que vamos cuidar cada vez melhor da sustentabilidade do nosso território”, frisou o autarca.

Os biorresíduos depositados serão recolhidos pelo Município de Montemor-o-Velho e serão encaminhados para tratamento e valorização na ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A., permitindo a sua transformação num composto que poderá ser utilizado como adubo natural nos solos agrícolas.

Este projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE