Coimbra

Família ucraniana com seis crianças acolhida em Eiras (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 09-03-2022

 Já começaram a chegar refugiados da guerra da Ucrânia à União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, em Coimbra. No último fim de semana, foram acolhidas seis crianças, uma das quais com quatro meses, e duas mulheres. São esperadas mais 30 pessoas nos próximos dias. A Junta de Freguesia e as associações Roda Pedaleira e Roda Dianteira estão a promover iniciativas com cariz solidário para ajudar quem chega “só com a roupa que traz no corpo”.

PUBLICIDADE

A Roda Dianteira realiza já no próximo dia 27 de março o trail “Trilho das Azenhas”, com 600 inscrições para corrida e caminhada. Já a Roda Pedaleira tem previsto, para 8 de maio, o “Eiras Single Track”, um evento de BTT e caminhada que envolve quatro centenas de participantes. Sabendo da calendarização destas duas provas de grandes dimensões, a  União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades “desafiou as duas associações” a terem, como de resto já vem sendo hábito, “uma componente solidária”, mas desta vez tendo em conta o contexto de guerra na Ucrânia e o acolhimento de deslocados.

A ideia surgiu na sequência de algumas necessidades sentidas quando a União de Freguesias recebeu os primeiros refugiados da Ucrânia, no passado sábado. “Todos os refugiados que estão a vir serão essencialmente senhoras com filhos. As doações que têm ocorrido são, na sua maioria, de roupa, sapatos, alguma comida. Temos notado alguma carência de produtos de higiene feminina e de comida para bebés”, referiu Luís Correia, presidente da União de Freguesias, na apresentação pública das iniciativas que decorreu esta manhã. 

PUBLICIDADE

Todos os atletas que participem nos eventos são convidados a fazer uma doação em géneros de um produto de higiene feminina ou para bebés, como cremes, pensos higiénicos, fraldas, papas, leite infantil, entre outros. “Não é obrigatório”, explicou o autarca, adiantando: “desafiamos a nossa sociedade e todas as gentes de Eiras e São Paulo de Frades mas também de Coimbra que, no dia 27 de março e no dia 8 de maio, se queiram associar a esta iniciativa compareçam para nos ajudar e ajudarmos todos quem neste momento está a precisar”.

O primeiro dos eventos solidários, o “Trilho das Azenhas”, promovido pela Roda Dianteira, é já no dia 27 de março. Conta com duas distâncias de corrida: 25 km e 17 km (já esgotada) e uma caminhada, com 10 Km (esgotada). A prova apoia também com 1 euro por cada inscrição a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. “São percursos técnicos numa zona circundada por várias ribeiras, onde existem várias azenhas onde antigamente se fazia a farinha”, referiu Marco Ferreira, da associação organizadora, realçando a beleza natural do trilho. A inscrição para a corrida de 25 km tem o valor de 18 euros.

PUBLICIDADE

publicidade

“A vertente solidária já nos acompanha há vários anos”, sustentou Pedro Fernandes, da Roda Pedaleira. “A nossa prova conta com 400 participantes, são 25 km de single, só anda uma bicicleta de cada vez”, referiu, aludindo aos “trilhos lindíssimos” que passarão por terrenos privados habitualmente inacessíveis. A inscrição para a prova de BTT é de 15€ e para a caminhada 10€. 

“A intenção é zero desperdício, independentemente de conseguirmos ou não tudo para as famílias que vão chegando, muitas delas com a roupa que têm no corpo, vamos continuar a apoiar as nossas famílias e canalizaremos os bens para elas”, revelou ainda Luís Correia, apelando à solidariedade e participação de todos.

Veja o direto NDC com a apresentação dos eventos solidários:

Veja o direto NDC com Luís Correia, presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE