Economia

 Falta de pastores coloca em risco Queijo Rabaçal

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 01-05-2023

A “maior marca a nível territorial e gastronómico” do concelho de Penela corre o risco de se deixar de fazer se não houver um aumento do número de pastores. Resolvida que parece estar a questão dos produtores, os responsáveis locais viram-se agora para a criação de animais que permita continuar a produzir com qualidade o Queijo Rabaçal.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, o presidente da câmara Eduardo Santos revelou que foi recebida com satisfação a notícia de que o seu concelho passou a dispor de dois produtores de Queijo Rabaçal DOP – o que não acontecia até ao final de 2021 -, mas também é necessário encontrar soluções para problemas como o aumento do preço das matérias-primas. “Há um conjunto de questões que são fundamentais para continuarmos a produzir este queijo”, disse o autarca.

Uma das medidas que o município já tomou foi o apoio financeiro para a criação de rebanhos, mas a grande questão é que este não está a ser um período favorável em termos de rentabilidade para os pastores.

PUBLICIDADE

Veja o Direto NDC com Eduardo Santos:

 

PUBLICIDADE

publicidade

Maria Marmé, presidente da União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, solicitou ao Ministério da Agricultura a atribuição de apoios financeiros para garantir a continuidade do trabalho. O objetivo é garantir aos pastores que os seus animais têm pasto para poderem comer e, desta forma, garantir a continuidade da produção do Queijo do Rabaçal.

Veja o Direto NDC com Maria Marmé:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE