Coimbra

Faleceu o “senhor Braga”. Um dos mais antigos comerciantes da Baixa de Coimbra

António Alves | 4 meses atrás em 10-01-2024

O proprietário da loja Bragas, Lda, José Pereira Braga, faleceu esta quarta-feira, 10 de janeiro, com 99 anos. Dedicou 74 anos da sua vida à Baixa de Coimbra, tendo sido primeiro funcionário e, posteriormente, proprietário da loja de comércio tradicional mais antiga desta área central da cidade.

PUBLICIDADE

José Pereira Braga começou aos 25 anos a trabalhar na Chapelaria e Camisaria “Ferreira e Fonseca”, situada no número 33 da Rua Visconde da Luz. Em 1981, o “senhor Braga”, como era conhecido, passou a ser o proprietário deste estabelecimento comercial, alterando o seu nome para “Bragas, Lda”.

Ao longo dos últimos anos, colocou à frente do negócio os filhos Otília e Luís Braga, mas era habitual ver José Pereira Braga à entrada do seu estabelecimento comercial.

PUBLICIDADE

Em declarações ao Notícias de Coimbra, a presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, (APBC) Assunção Ataíde lamentou a situação, reconhecendo que o senhor Braga era uma das pessoas icónicas da Baixa, perdendo-se desta forma “um pouco da história desta zona comercial”. “Estávamos a preparar uma festa para junho de 2024, altura em que faria 100 anos. É pena que tal tenha acontecido”, disse.

Nesta loja, os clientes encontram desde chapéus mais clássicos aos mais modernos, tanto para homem como para mulher, camisas de marcas nacionais para homem, gravatas e guarda chuvas.

PUBLICIDADE

publicidade

Muitos dos seus clientes eram habituais, mas os turistas também não ficavam indiferentes. Tudo porque, para além de ficarem encantados com a traça antiga da loja, rendiam-se sobretudo aos vários modelos de chapéus que tinha exposto na montra e no interior.

Ainda não é conhecida a data e hora do seu funeral.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE