Coimbra

Fado de Coimbra vence eliminatória das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-07-2020

O Fado de Coimbra venceu hoje a eliminatória distrital de Coimbra do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular.

PUBLICIDADE

A passagem à próxima fase foi disputada pelo Fado de Coimbra (Coimbra),  Procissão das Festas da Rainha Santa Isabel (Coimbra), a Tecelagem de Almalaguês (Coimbra), Arte em Pedra de Ançã (Cantanhede),  Colheres de Pau (Arganil), Verbos dos Arguinas (Oliveira do Hospital) e Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto (Góis) são os outros concorrentes do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O vencedor foi conhecido durante um programa da RTP 1 e RTP Internacional emitido durante o dia a partir de Góis.

O Fado de Coimbra, ou Canção Popular de Coimbra, é um género musical performativo, com origem popular e local, enraizado no folclore da cidade, que inspirou os estudantes da Universidade, tendo na Serenata a sua expressão de divulgação mais genuína e erudita. Era o povo de Coimbra e, nomeadamente, os habitantes da velha Alta da cidade, que melhor divulgaram e transmitiram às várias gerações de académicos este modelo musical.

PUBLICIDADE

Mais tarde, vários cultores académicos projetaram o Fado de Coimbra para outro nível, tais como António Menano, Edmundo de Bettencourt, Luiz Goes, José Afonso e Adriano Correia de Oliveira. Já mais recentemente, em junho de 2013, a UNESCO reconheceu a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património da Humanidade, sendo o Fado de Coimbra um dos quatro pilares imateriais que contribuiu para essa distinção mundial.

Cultura Popular, é este o tema da edição 2020 do concurso 7 Maravilhas de Portugal e o seu objetivo é homenagear a autenticidade do nosso país, que cada vez mais se afirma pelos seus valores únicos, pela sua base cultural, pelas suas tradições e as suas gentes.

Há sete categorias a concurso – Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias; e Artefactos – e já foram apurados os 140 finalistas regionais, que representam os 18 distritos e as duas regiões autónomas. Os 140 patrimónios eleitos estão a participar agora nas respetivas eliminatórias regionais, que começaram no dia 6 de julho, na RTP1 e RTP Internacional. 

No dia 16 de agosto, segue-se um programa de repescagem e será igualmente o voto popular que decidirá quais os oito repescados, onde poderá estar mais um representante de Coimbra. Estes 28 semifinalistas serão, depois, distribuídos em duas semifinais, que decorrerão nos dias 23 e 30 de agosto e das quais sairão os 14 finalistas. Os vencedores das 7 Maravilhas da Cultura Popular serão conhecidos num programa final, a transmitir no horário prime-time da RTP, a 5 de setembro de 2020.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE