Vamos

“Fado de Coimbra está vivo e recomenda-se”

António Alves | 39 minutos atrás em 05-09-2025

Os grupos criados e as novas sonoridades são, no entender do vocalista do Grupo de Fado D’Anto Tiago Rocha, a garantia do futuro do Fado de Coimbra.

Luís Afonso (cantor), João Barreirinhas (guitarra portuguesa), Tiago Rocha (cantor) e Vasco Rodrigues (viola de acompanhamento) são os principais rostos do Grupo de Fado D’Anto que, no final de agosto, ficou conhecido pela vitória no concurso televisivo da RTP “The Voice Gerações”.

Criado em 2020 no seio da academia conimbricense, o grupo juntou estes quatro amigos – a grande maioria deles de Coimbra – que tinham como objetivo “preservar e divulgar a cultura e tradição coimbrãs”.

PUBLICIDADE

Antes desta conquista, o Grupo de Fado D’Anto já tinha tentado conquistar o programa “Estrelas ao Sábado”, mas na final acabaram por ficar no segundo lugar.

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, Tiago Rocha afirmou que não esperavam a vitória no programa, pois o Fado de Coimbra é “um estilo muito específico”.

Mas, como recordaram, as coisas acabaram por correr bem, desde logo quando decidiram escolher uma música que contrastou com os outros temas apresentados nesse domingo.

“Levámos uma música mais calma, mais sensível, muito bonita também. E acho que foi isso que nos fez chegar à vitória”, disse uma das vozes do grupo.

Tiago Rocha não poupou elogios à mentora Gisela João, a qual não sentiu necessidade de fazer correções à apresentação do grupo conimbricense.

Sobre o concurso, o cantor recordou os dois principais momentos: “na prova cega, quando ciramos as cadeiras todas dos mentores nos últimos segundos da atuação, e na final quando nos apercebemos da vitória”.

O futuro do grupo, a responsabilidade e o momento em que se encontra o Fado de Coimbra foram outros dos temas abordados nesta entrevista.

Veja o Direto NDC com o Grupo de Fado D’Anto

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE