Fado de Coimbra encanta Europa
O fado de Coimbra “desperta, cada vez mais, um maior interesse nas plateias europeias”, afirmou o músico João Farinha, do grupo Fado ao Centro, que inicia uma minidigressão pela Holanda, na sexta-feira.
Em declarações à agência Lusa, João Farinha afirmou que, nesta minidigressão por três palcos neerlandeses, o grupo vai antecipar o seu próximo álbum “Sim”, que será editado em maio.
PUBLICIDADE
“Tem havido alguma regularidade nas nossas atuações na Holanda, desde 2012, na sequência do projeto Fado ao Centro, e da nossa casa de fados em Coimbra, no Quebra-Costas. É muito visitada por turistas e tem motivado vários convites, nomeadamente da Holanda”, afirmou o músico, acrescentando que o grupo “tem tido sucesso e são cada vez mais os holandeses a ouvir fado de Coimbra”.
Além da Holanda, onde atuam de sexta-feira a domingo, o grupo também irá à Alemanha, em abril, onde tem já agendado concertos e onde “também aumentado o interesse” do público pela canção de Coimbra. Esta será a quinta vez que o grupo vai atuar na Alemanha.
O músico referiu que o público neerlandês “gosta de facto de fado de Coimbra e interessa-se pela música portuguesa em geral”.
Na sexta-feira, o grupo Fado ao Centro atua na capela de Santa Catarina, em Harderwijk, a cerca de 70 quilómetros de Amesterdão, onde toca no sábado, na igreja de Amstel. Por fim, no domingo à tarde, apresenta-se na igreja de Op Hodenpijl, em Schipluiden.
O grupo Fado ao Centro é constituído por João Farinha (voz), Luís Barroso, na guitarra portuguesa, e Luís Carlos Santos, na viola.
Referindo-se ao próximo álbum, “Sim”, que o Fado ao Centro antecipa nestes três espetáculos, João Farinha adiantou à Lusa que será constituído por 14 temas, dois deles “clássicos” – a “Balada da Despedida do 5.º ano jurídico”, com um novo arranjo, e o fado Corrido, com uma nova letra de autoria do José Rebola, dos Anaquim. Os restantes 12 são assinados por João Farinha, ou pelo músico em parceria.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.