Coimbra

Fado Ao Centro “faz história” na Bélgica!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-09-2018

No passado dia 15 de Setembro, João Farinha & Fado Ao Centro, fez a sua estreia no prestigiado Festival Odegand, na cidade de Gent, Bélgica, com três espectáculos esgotados, conseguindo uma crítica muito elogiosa de um dos mais conceituados críticos belgas de ópera, Argo Spier.

PUBLICIDADE

Argo Spier começa a sua crítica referindo que “o Fado Ao Centro fez história na Bélgica, Gent este ano, ao apresentar Fado de Coimbra pela primeira vez, para uma audiência flamenga. E acrescenta que “João Farinha foi o vencedor desde o momento, em que pisou o palco. A sua sensível proximidade à tradicional Serenata Coimbrã, resultou numa abertura entusiasmante por parte da audiência, e as várias tradições de Coimbra, o Rio Mondego e o amor romântico, impressionaram o público”.

Argo Spier considera ainda que “João Farinha é hoje o embaixador do Fado de Coimbra, cantor e artista de alto nível, que com a sua modéstia e profissionalismo em palco, conseguiu uma audiência atenta e entusiasmada”, rematando por fim que se tratou de “um dos espectáculos mais inesquecíveis do Festival, num conjunto de mais de 60 concertos.”

PUBLICIDADE

Com a presença do Fado ao Centro em Odegand, o Festival van Vlaanderen colocou o Fado de Coimbra no futuro repertório dos festivais de música em Gent. O Festival Odegand, marca a abertura do Festival Van Vlanderen, conhecido pelo seu repertório clássico e que foi em parte razão, pela cidade ter ganho o galardão Património da UNESCO, em 2010.

A terminar o mês de Setembro, a formação composta pela voz de João Farinha, acompanhada por Luis Barroso, Hugo Gamboias e Luís Carlos Santos, continua a trilhar palcos internacionais, fazendo a sua estreia na Escandinávia: Dinamarca, com dois espectáculos em Copenhaga, dias 27 e 28 e Suécia : Estocolmo e Gotemburgo, dias 29 e 30, confirmando assim o crescente entusiasmo do público do Norte da Europa, pelo Fado de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda este mês, o Fado Ao Centro, continua o seu trabalho de promoção do Fado de Coimbra, no dia 27 de Setembro, às 22:00, na Praça 8 de Maio, Coimbra  no âmbito do programa “Noites de Verão no Coração da Cidade” organizado pela Câmera Municipal de Coimbra e no dia  29 de Setembro, às 21:30, nas Termas de São Pedro do Sul ;

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE