Conecte-se connosco

Lazer

Fadista João Farinha edita “Maria Faia”. É uma homenagem a Zeca Afonso e Fernando Machado Soares 

Publicado

em

Maria Faia é uma das quatro músicas do cancioneiro da aldeia raiana de Malpica do Tejo, imortalizada por Zeca Afonso. Incluída no disco Traz Outro Amigo Também, editado em 1970, esta “Maria Faia” foi gravada durante aquele que é para muitos o período áureo de José Afonso e tornou-se um dos seus temas mais populares. Mais tarde regravada por Fernando Machado Soares e incluída habitualmente nos seus concertos, “Maria Faia” afirmou-se como um dos temas mais difundidos no repertório dos Fados de Coimbra.

Em homenagem a Zeca Afonso e Fernando Machado Soares, dois grandes nomes do Fado da cidade dos estudantes, João Farinha apresenta “Maria Faia” em três tons, numa interpretação renovada, com o contributo de José Rebola na guitarra elétrica, Ricardo Mingatos na percussão e Ricardo Melo no baixo, a juntarem-se às tradicionais guitarra portuguesa e viola de Hugo Gamboias e Diogo Passos respetivamente.

“Há muito que queria interpretar Maria Faia e quando decidi levar o tema a concerto tive que me aperceber em que tom o poderia cantar. Qual não foi o meu espanto quando percebemos que poderia ser tocado em 3 tons distintos ganhando sempre nuances alternativas. Fiz o repto de tocarmos cada uma das quadras num tom diferente, em crescendo. Gostámos tanto do resultado, que agora é um tema obrigatório em qualquer dos meus concertos!” salienta João Farinha.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link