Universidade

Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra promove Curso de Formação para a Prática de Voluntariado

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-03-2014

A Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (UC) sob a responsabilidade do OCIS (Observatório de Cidadania e Intervenção Social), em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e com a Associação Académica de Coimbra (AAC), vai iniciar formalmente o primeiro Curso de Formação para a Prática de Voluntariado.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa, que resulta de um protocolo firmado entre as três instituições, em 2013, deve-se à importância do Voluntariado na sociedade atual, como instrumento de intervenção social bem como forma de exercício de cidadania que tem vindo a assumir uma importância crescente. A prática do Voluntariado deve, todavia, ser exercida com responsabilidade e conhecimento dos diferentes contextos e diferentes públicos a que se destina.

A sessão inaugural  do Curso realiza-se no próximo dia 1 de abril, pelas 16 horas, na sala 1.5, no novo Polo da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (junto ao Centro Cultural Dom Dinis), e conta com a presença da Vice-Reitora  da UC, Clara Almeida Santos, da diretora da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, Luisa Morgado,  e da Coordenadora do Observatório de Cidadania e Intervenção Social e também membro da equipa de Coordenação da Formação para o Voluntariado, Helena Neves Almeida, entre outros.

PUBLICIDADE

«A falta de formação dos voluntários constitui uma dificuldade ao nível do seu desempenho eficiente e responsável e, ao mesmo tempo, um dos obstáculos ao seu acolhimento pelas organizações. Neste contexto, é importante uma formação consistente quer no plano da compreensão dos contextos de ação voluntária, quer dos direitos e deveres enquanto voluntário/a», sublinham os responsáveis pela formação.

De acordo com o protocolo estabelecido, compete à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação assegurar a formação de 25 voluntários encaminhados pelo Município de Coimbra em 2 períodos anuais: abril e outubro.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste sentido, o Curso engloba dois níveis de formação complementares: Formação Inicial para a Prática de Voluntariado (FIPV), que permitirá a aquisição de competências distintas, entre as quais, sensibilização para a especificidade do trabalho voluntário, por referência ao trabalho profissional; compreensão dos pressupostos ético-deontológicos do trabalho voluntário e do enquadramento legal do voluntariado (direitos e deveres) e preparação psicológica para o trabalho voluntário.

O segundo nível centra-se na Formação para a Prática de Voluntariado em Campos Específicos (FPVCE) e acrescenta às competências obtidas no primeiro nível, a compreensão do perfil de voluntariado em função das populações consideradas e das instituições de enquadramento; compreensão da complexidade dos contextos de ação; conhecimento sobre dinâmicas do trabalho de voluntariado em situações e com grupos específicos, designadamente populações idosas e dependentes; situações de risco e perigo social; saúde; situações de exclusão social.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE