Conecte-se connosco

Universidade

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra é pioneira na formação de Ecografia Abdominal Clínica

Publicado

em

O Curso de Formação em Ecografia Abdominal Clínica é um curso promovido no âmbito do projeto TRAINR4U – Training Robot for Ultrassound, um projeto financiado pelo EIT Health.

O projeto TrainR4U é liderado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) e conta com a coordenação de Luís Curvo Semedo, docente da FMUC, líder da equipa académica deste projeto que inclui um consórcio do qual fazem parte o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (PT), Parc Sanitari Sant Joan de Déu (ES), Karolinska Institute (SE), Trinity College Dublin (IE), Sorbonne Université (FR), Academisch Ziekenhuis Groningen (NL), Tecnalia Research & Innovation (ES), Assistance Publique Hôpitaux de Paris (FR) e Sensing Future Technologies.

Como explica Luís Curvo Semedo, coordenador do projeto em Portugal, “a ecografia é geralmente a primeira técnica de imagem usada no diagnóstico. É uma técnica de imagem que apresenta múltiplas vantagens como o facto de ser portátil, os resultados são obtidos em tempo real, é uma técnica não invasiva, de baixo custo, sendo um importante auxílio ao diagnóstico em situações de urgência. A Organização Mundial de Saúde, reconhecendo as vantagens e importância desta técnica recomenda a criação de cursos específicos em ecografia, destinados a todos os médicos, incluindo não radiologistas”.

Certificado pela Universidade de Coimbra, a primeira edição do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica tem início no próximo dia 28 de novembro, com candidaturas até 11 de outubro, e é dirigida a médicos de várias especialidades clínicas, profissionais de saúde que utilizam a ecografia na sua prática profissional, alunos do curso de medicina e de outros cursos no âmbito da área de imagiologia com interesse em adquirir conhecimento, competências e experiência na utilização de ecógrafo e sondas.

O curso de formação tem a duração total de 40 horas (1,5 ECTS), divididas em 30 horas de módulos online assíncronos (de 28 de novembro a 12 de dezembro) e 10 horas de aulas práticas presenciais ministradas por docentes especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (a decorrer entre 13 a 16 de dezembro). As aulas práticas, organizadas em grupos distribuídos por 2 sessões de 5 horas cada, incluem demonstrações de ecografia abdominal, através de ferramenta robótica de tele-ecografia, exercícios práticos de recolha de imagem ecográfica com sonda e ecógrafo. No final do curso de formação, os alunos aprovados poderão requerer um certificado emitido pela Universidade de Coimbra.

As aulas presenciais da primeira edição do curso em Portugal decorrem em Coimbra, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A língua oficial do curso é o inglês. Os conteúdos teóricos estarão disponíveis também em língua portuguesa em formato PDF. O curso tem um custo de 200€ para os participantes colocados.

Saiba como submeter a candidatura aqui

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com