Conecte-se connosco

Universidade

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra comemora 250 anos

Publicado

em

Diretor da FCTUC, Paulo Eduardo Oliveira

Na próxima quarta-feira, dia 12 de outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) celebra 250 anos.

As comemorações do “Dia da FCTUC” têm inicio às 14 horas, no auditório do edifício central da Faculdade, no Polo II da Universidade de Coimbra. Após a sessão de abertura, a cargo do Presidente da Assembleia da Faculdade, Carlos Palmeira, e do Diretor da FCTUC, Paulo Eduardo Oliveira, presta-se homenagem aos antigos Diretores da Faculdade, seguindo-se a conferência “A Reforma Pombalina e a ciência no Brasil até à independência”, proferida por Décio Ruivo Martins.

E no ano em que também se celebram os 50 anos da criação dos cursos de engenharias na FCTUC, a cientista Ana Paula Piedade vai refletir sobre “Inter e multidisciplinaridade no futuro das engenharias”.

Do programa das comemorações dos 250 anos da FCTUC destaca-se ainda a atribuição de menções honrosas a docentes, investigadores, estudantes e funcionários. As comemorações dos 250 anos da FCTUC encerram com a intervenção do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Herdeira das Faculdades Pombalinas de Matemática e de Filosofia, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra apresenta uma das mais amplas e diversificadas ofertas formativas universitárias do país, propondo formação em áreas de ciências fundamentais, mas também em engenharia e em áreas transversais ou interdisciplinares. Esta formação, que inclui mais de cinco dezenas de licenciaturas ou mestrados e mais de duas dezenas de doutoramentos, é estruturada em torno dos departamentos em que a FCTUC se organiza: Arquitetura, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Matemática e Química.

«A intensa atividade de investigação que é desenvolvida na FCTUC, em todas as suas áreas do conhecimento, e o seu nível de excelência são a melhor garantia da qualidade da oferta formativa. A FCTUC envolve mais de duas dezenas de unidades de investigação, avaliadas por painéis internacionais, desempenhando um papel ativo na criação de conhecimento, fundamental e aplicado. A enorme quantidade de projetos de investigação internacionais em que os seus investigadores estão envolvidos é a manifestação clara do reconhecimento da qualidade da investigação aqui produzida», sublinha o Diretor da FCTUC.

A FCTUC «valoriza igualmente a inovação e a transferência de conhecimento para a sociedade, consubstanciadas num elevado número de contratos com entidades externas, bem como na participação ativa no nascimento de novas empresas através da participação em várias incubadoras de empresas sediadas na região Centro de Portugal, como o Instituto Pedro Nunes, uma das mais bem-sucedidas incubadoras a nível mundial», nota ainda Paulo Eduardo Oliveira.

Programa – Comemoração dos 250 anos da FCTUC

 

14h00: Receção

14h15: Abertura e homenagem aos antigos Diretores da FCTUC

Presidente da Assembleia da Faculdade, Carlos Palmeira

Diretor da FCTUC, Paulo Eduardo Oliveira

15h15: “A Reforma Pombalina e a ciência no Brasil até à independência”, Décio Ruivo Martins

“Inter e multidisciplinaridade no futuro das engenharias”, Ana Paula Piedade

16h00: Menções Honrosas

16h30: Encerramento, Reitor da Universidade de Coimbra

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com