Cidade

Fórum Internacional do Desporto até 10 de março em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 03-03-2017

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), promove mais uma edição do Fórum Internacional do Desporto, que decorre entre 3 e 1o de março na  Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC).

PUBLICIDADE

desporto
Segundo Manuel Coelho e Silva, organizador do evento, entre os conferencistas “pontuam investigadores das respetivas unidades de investigação: CIDAF (Centro de Investigação do Desporto e Atividade Física da FCDEFUC) e LabInSaúde (Laboratório de Investigação em Saúde da ESTeSC-IPC), complementados com o Prof. Doutor José Palácios, especialista em salvamento em meio aquático e suporte de vida em condições extremas de hipotermia, oriundo da Universidade da Corunha (Espanha) e Prof. Doutor Robert Malina, fellow do American College of Sports Medicine e doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra”.
Estão inscritos mais de 250 participantes de todo o país, sendo conferidas 3.2 unidades de crédito para a formação contínua de treinadores. “Trata-se, portanto, de mais uma evidência relativamente ao potencial de cooperação e maximização do impacto nacional e internacional que as escolas superiores da Região Académica do Centro podem ter, neste caso, num programa científico que deliberadamente combina o Exercício, Saúde, Desporto, Nutrição e Tecnologia”, afirma Manuel Coelho Silva, realçando a presença, entre os preletores, de duas conferencistas doutoradas em Ciências da Nutrição com publicação científica e participação em projetos na área da Atividade Física e Desporto.
António Figueiredo, diretor da FCDEFUC, afirma que a Faculdade organiza este evento há várias edições mantendo “o seu compromisso para com a comunidade no respeito por uma das suas missões, ao ser promotora de translação de conhecimento produzido em ambiente de ensino superior”, relembrando que, ao longo dos seus 25 anos, recentemente celebrados, a FCDEFUC “tem dinamizado as suas linhas de investigação através de um cuidado ambiente de inovação e rigor, procurando sempre dar visibilidade a essa dimensão científica através de eventos como este que agora se realizará”.

 

PUBLICIDADE

“Mais uma vez, a ESTeSC estará ao nosso lado na prossecução destes objetivos, numa parceria que se pretende cada vez mais extensa e profunda em prol do desenvolvimento, e ganho de escala, das Ciências do Desporto na região centro do país”, realçou o director da FCDEFUC.

 
Por sua vez, Jorge Conde, presidente da ESTeSC, que acolhe o evento, destaca o trabalho conjunto desenvolvido pelas duas instituições de ensino em várias parcerias de investigação e de docência, e que se materializa anualmente neste evento público.

PUBLICIDADE

publicidade

 

“Para a ESTeSC, este é mais um momento de reconhecimento da mais valia do trabalho conjunto que vem desenvolvendo, quer com algumas das unidades orgânicas do IPC quer, como neste caso, com unidades orgânicas da UC”, afirma o responsável, acrescentando que “a nossa grandeza mede-se também no reconhecimento que os nossos parceiros nacionais e internacionais nos fazem. E se é um facto que vários são os parceiros que temos pelo mundo, não deixa de ser relevante todo o trabalho que desenvolvemos com a UC, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.”

 

A sessão de abertura do XVII Fórum Internacional do Desporto está marcada para dia 3, às 10:00, com a intervenção do Presidente da ESTESC, Jorge Conde, e o Diretor da FCDEFUC, António Figueiredo.

 

Durante os dois dias do evento, os participantes vão poder assistir a conferências sobre treino desportivo, segurança em espaços desportivos, nutrição e exercício, bio cinética e regulação energética, desporto na juventude, entre muitos outros temas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE