O Penela Presépio volta a atrair centenas de visitantes à vila de Penela, reunindo tradições, artesanato e várias iniciativas culturais que celebram o espírito natalício.
Entre os destaques do mercadinho de Natal está a banca de Helena Rodrigues, enfermeira e membro do executivo da União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, que apresenta há já 19 anos o seu trabalho de costura criativa.
“Faço questão de vir todos os anos ao mercado de Natal do Penela Presépio”, afirma Helena Rodrigues, enquanto mostra algumas das peças que faz nos tempos livres. “É um hobby que me relaxa e me permite partilhar o meu artesanato com quem nos visita.”
PUBLICIDADE
Na sua banca, os visitantes encontram aventais personalizados, pequenas botinhas decorativas, porta-talheres, centros de mesa, velas aromáticas e peças dedicadas aos mais pequenos.
“Não tenho muito tempo, mas faço tudo com gosto. Os meus filhos já são crescidinhos e também ajudam, fazem por gosto, não por obrigação”, explica entre risos.
Para além do artesanato, Helena destaca as iniciativas natalícias promovidas pela união de freguesias, que este ano ganharam ainda maior adesão.
“Lançámos um concurso de presépios e tivemos muita participação. Todos os presépios feitos pelos moradores estão expostos na Igreja de Santo Eufémia”, refere. Um júri irá eleger os vencedores nos próximos dias.
A magia do Natal estende-se também à Praça da República, onde estão patentes várias árvores de Natal construídas com materiais recicláveis, criadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas Infante Dom Pedro.
“Cada turma fez a sua própria árvore, e o resultado está muito bonito. Vale a pena visitar”, acrescenta Helena.
Com artesanato, iniciativas comunitárias, iluminação e tradições que mobilizam toda a população, o Penela Presépio confirma-se como uma das maiores atrações da época na região.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
