Região

Faça uma caminhada ao luar e conheça alguns dos tesouros escondidos da Serra da Lousã

António Alves | 3 meses atrás em 07-02-2024

A Activar agendou para 23 de fevereiro uma Caminhada ao Luar na Serra da Lousã. Durante duas horas e meia, os participantes terão oportunidade de observar a lua e ouvir o som dos animais, bem como degustar um talasnico (doce típico do Talasnal).

PUBLICIDADE

Com roupa e calçado confortável, uma lanterna e bastões, os caminhantes terão oportunidade de fazer um percurso pedestre com a extensão de 6 quilómetros. O ponto de encontro está marcado para as 20:30 de 23 de fevereiro no Castelo de Nossa Senhora da Piedade na Lousã.

A partir daqui, e num percurso de perfil moderado (nível 2), vão seguir pelo caminho de acesso à Central Hidroeléctrica da Ermida. Trata-se de um edifício construído em 1927 que fornecia luz à vila e energia para a Fábrica de Papel.

PUBLICIDADE

A partir deste ponto, os caminhantes vão percorrer um estreito e íngreme trilho na encosta em direção à Aldeia do Xisto do Talasnal. Pelo caminho, será possível observar a lua e ouvir o som dos animais.

Na aldeia, será feita uma paragem para a degustação de uma infusão local e do talasnico (doce típico do Talasnal). Um pastel criado pela proprietária da Casa Urze e do Retalhinho, Maria José, e que é feito à base de castanha, mel, amêndoa e canela.

PUBLICIDADE

publicidade

Do Talasnal, retomam o percurso que vai levar os caminhantes para o ponto de partida, o castelo lousanense. Trata-se de um caminho circular que deve ser feito segundo o sentido dos ponteiros do relógio.

Apesar de não apresentar grandes obstáculos, o trajeto escolhido tem alguns desníveis que podem exigir um pouco mais em termos físicos. O valor da inscrição é de 12,50 euros e as crianças até aos 12 anos, inclusivé, pagam apenas 6 euros.

Os interessados têm de preencher um formulário online e a inscrição/participação só é válida mediante pagamento por transferência bancária até 24 horas antes do evento para o IBAN PT50004534584028829072363 ou pelo MB WAY 913 297 457.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE