Coimbra

Exposição sobre António José de Almeida na Biblioteca Municipal de Penacova

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-08-2019

 

PUBLICIDADE

Uma exposição sobre o Presidente da República António José de Almeida (1866-1929), eleito há 100 anos para o cargo, pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Penacova até 31 de outubro.

O Presidente da República já visitou a exposição

Nascido neste concelho do distrito de Coimbra, na povoação de Vale da Vinha, o republicano António José de Almeida foi eleito Presidente numa sessão do Congresso realizada em 06 de agosto de 1919.

PUBLICIDADE

A exposição foi inaugurada pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 17 de julho, feriado municipal em Penacova, que assinala a data de nascimento de António José de Almeida. Estampas, bilhetes postais, relógios, bustos da República, caricaturas, litografias e objetos pessoais podem ser apreciados pelo público.

A iniciativa inclui ainda fotografias alusivas à vida familiar, académica, profissional e política de António José de Almeida, livros e jornais, entre eles o “O Ultimatum”, no qual António José de Almeida escreveu o artigo “Bragança, o último”, com afirmações polémicas sobre a monarquia e o rei D. Carlos, que lhe valeram três meses de prisão na cadeia de Santa Cruz, apesar de ter sido defendido pelo advogado Manuel de Arriaga, mais tarde primeiro Presidente da República, na sequência da revolução de 5 de Outubro de 1910.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE