Coimbra

Exposição revela faceta menos conhecida de Fernando Namora caricaturista

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-09-2020

O Museu PO.RO.S, em Condeixa, recebe este sábado, dia 12 de setembro, às 17 horas, a apresentação do catálogo e a inauguração da exposição “Fernando Namora caricaturista”, da autoria de Paulo Marques da Silva, historiador e membro da Comissão Cultural da Casa Museu Fernando Namora.

PUBLICIDADE

A cerimónia contará ainda com a presença de Osvaldo Macedo de Sousa, especialista em História de Arte na área dos cartoon e o cartoonista José Oliveira.

PUBLICIDADE

A ideia de coligir as diversas caricaturas executadas por Fernando Namora (1919-1989) e que constituem a faceta menos conhecida do grande público, entre as várias formas de expressão artística que utilizou, foi idealizada no âmbito da preparação das comemorações do centenário do escritor que, entre outros objetivos, procuraram incentivar a redescoberta do universo de Fernando Namora e mostrar “outras dimensões” do escritor.

O trabalho de pesquisa realizado pelo condeixense e historiador Paulo Marques da Silva sobre as caricaturas de Fernando Namora, que resultou em mais de cento e oitenta caricaturas recolhidas e comentadas, visa apresentar essas outras dimensões ou facetas artísticas desconhecidas ou pouco conhecidas do percurso, da intervenção cultural da obra de Namora.

PUBLICIDADE

publicidade

O catálogo da exposição “Fernando Namora caricaturista” que será também apresentado este sábado centra-se exclusivamente nas caricaturas académicas, cuja recolha diz respeito aos anos letivos de 1936/37 e de 1941/42, período temporal que reflete a duração do seu próprio curso universitário. Trata-se de uma coleção de 181 caricaturas, as quais apresentam breves comentários e enquadramentos. Para além desta recolha, este catálogo apresenta também um texto de enquadramento que corresponde a uma introdução da temática, onde se privilegia a perspetiva histórica, algumas considerações sobre a caricatura, breves notas sobre a sua história em Portugal, o impacto da ação da censura sobre a arte e a “relação” de Fernando Namora com as suas caricaturas.

No último ano, com o desenvolvimento das comemorações do Centenário do Nascimento de Fernando Namora, foram promovidos alguns dos mais importantes acontecimentos associados à Casa Museu Fernando Namora e ao notabilíssimo escritor cujo nome perpetua. O ciclo de filmes dedicado a Namora pela Cinemateca Portuguesa, a inauguração da exposição “Fernando Namora: Itinerário de uma Vida, Geografia de uma Obra” e a apresentação do seu catálogo, o Congresso Internacional “Fernando Namora: ‘E não sei se o mundo nasceu’”, que se desenrolou entre Lisboa, Vila Franca de Xira e Condeixa-a-Nova, constituíram mais três momentos destacados desse itinerário comemorativo que não pôde, todavia, ser encerrado como previsto, devido às contingências da pandemia da COVID-19.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE