Vamos

Exposição internacional “Memória: Totalitarismo na Europa” chega a Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-09-2021

A exposição internacional “Memória: Totalitarismo na Europa” é apresentada ao público em Coimbra no dia 1 de outubro, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. A exposição é organizada pelo Instituto +Liberdade, em representação da Plataforma da Memória e da Consciência Europeia.

PUBLICIDADE

“Totalitarismo na Europa” é uma exposição itinerante que já foi apresentada em 22 grandes cidades de 19 países da Europa e da América do Norte, chegou a Portugal no passado mês de Agosto, pelas mãos do Instituto +Liberdade, e esteve já patente no Palácio da Bolsa e no Palacete da Casa do Vinho Verde, no Porto. Nestes locais foram organizadas diversas atividades relacionadas com a temática, e foram recebidos mais de 12.000 visitantes.

Nas palavras do Diretor Executivo, Carlos Guimarães Pinto, e em concordância com a missão do próprio Instituto +Liberdade, “pretendemos educar e informar o melhor que conseguirmos as novas gerações sobre o trágico passado totalitário da Europa e sobre a importância de defender os direitos humanos fundamentais, as liberdades e garantias individuais, bem como os valores democráticos na sociedade. O objetivo máximo desta exposição é promover uma melhor compreensão e integração entre todos os cidadãos europeus e ajudar a prevenir a recorrência de qualquer forma de regime não democrático no futuro. Sendo a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra um centro de conhecimento por excelência, é um enorme prazer trazer a exposição para aqui.”

PUBLICIDADE

A Plataforma da Memória e da Consciência Europeia é uma organização não governamental internacional, fundada em outubro de 2011 em Praga, por 20 membros de Estados da União Europeia, cujo propósito é aumentar a consciência pública sobre a história europeia e os crimes cometidos por regimes totalitários e encorajar uma ampla discussão a nível europeu sobre as causas e consequências do regime totalitário. Para além desta exposição itinerante, tem organizado inúmeras conferências internacionais e vários outros eventos de educação pública, e criou também um prémio para personalidades que marcaram a resistência e o trabalho contra o totalitarismo na Europa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE