Conecte-se connosco

Lazer

Exposição de Nuno Cera inaugurada no Convento São Francisco

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, inaugurou esta tarde a exposição “As Quedas/The Falls”, uma nova exposição individual do fotógrafo e vídeo-artista Nuno Cera, que também marcou presença na cerimónia. A mostra pode ser visitada na antiga Sala do Capítulo do Convento São Francisco, de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00.

A exposição de Nuno Cera apresenta uma recente produção do artista, baseada no seu estudo da passagem do tempo e do fluxo da energia manifestados nas cataratas do Niagara, no Canadá. Hipnotizado e atraído pelas enormes toneladas de água em movimento, Cera explora – em vídeo e fotografia – este excesso de real: 2,6 milhões de água passam sobre a crista das cataratas a cada segundo, com uma surpreendente cor verde, um tributo visível do seu poder erosivo, que vem dos sais dissolvidos da rocha.

Concebida para a antiga Sala do Capítulo do Convento São Francisco, a instalação imersiva é composta por um vídeo, apresentado em três ecrãs – um horizontal de grande dimensão e outros dois verticais –, e por três fotografias – um autorretrato realizado recentemente nas Berlengas e duas fotografias captadas nas cataratas do Niagara. 

O vídeo apresenta três momentos, um exterior – vista da massa de água – e dois interiores – dentro da parede da catarata -, numa progressão de planos e de velocidades: do macro para o micro, num ciclo contínuo de tempo, de deslocação e de escalas até à unidade da gota de água. 

Com esta mostra o artista regressa a Coimbra depois da sua última exposição individual, Alpha Béton, em 2015, no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link