Conecte-se connosco

Região

Exposição de fotografias de Renato Roque na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Publicado

em

A Biblioteca Municipal de Cantanhede tem patente ao público, até ao dia 31 de maio, uma exposição de fotografias, sob o tema “Escrito com cal e com luz. Ensaio fotográfico sobre a poética de Carlos de Oliveira”.

Constituída por um espólio de vinte fotografias da autoria do fotógrafo Renato Roque, a mostra apresenta registos capturados pelo artista na Gândara, a propósito da obra poética de Carlos de Oliveira.

Em exposição encontram-se, igualmente, alguns livros do escritor gandarês editados em várias línguas, o troféu Prémio da Imprensa 1971, na categoria Literatura, atribuído no âmbito da obra Entre duas memórias, além de uma pintura abstrata realizada pelo próprio autor, artigos que fazem parte integrante do acervo da Casa Carlos de Oliveira, em Febres.

A exposição “Escrito com cal e com luz. Ensaio fotográfico sobre a poética de Carlos de Oliveira” é uma das várias iniciativas culturais que o Município de Cantanhede tem programadas para o ano 2021, para assinalar o centenário do nascimento de Carlos de Oliveira (1921-2021).

Renato Roque nasceu no Porto em 1952, onde reside. Licenciado em Engenharia de Telecomunicações pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), possuiu o Mestrado em Multimédia, Sistemas Digitais e Computadores pela mesma universidade, onde apresentou o projeto fotográfico “Espelhos Matriciais”, sobre retrato fotográfico e identidade.

Desde o início dos anos 80 que Renato Roque exerce uma atividade regular em fotografia, tendo participado em várias exposições desta modalidade, de forma individual e coletiva, e noutros projetos artísticos. Publicou vários livros de fotografia, de ensaio e de ficção, e alguns, como ele próprio classifica, “de género difícil de definir”.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com