Cidade

Exposição de Espantalhos anima Parque Manuel Braga

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-09-2019

A 16.ª edição da Exposição de Espantalhos, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, decorre no Parque Manuel Braga no próximo sábado, 21 de setembro, entre as 10:00 e as 17.30.

PUBLICIDADE

As atividades são dirigidas a todas as idades, dos mais pequenos aos mais idosos, com muitas surpresas preparadas, remetendo para vivências de expressão cultural popular que fazem parte da memória coletiva.

PUBLICIDADE

O Parque Manuel Braga acolherá perto de meia centena de participantes, em representação de diversas instituições e associações de caráter social e cultural de Coimbra que, tendo como mote o espantalho, recorrem à imaginação para dar “corpo” a uma multiplicidade de “espanta pardais”, interagindo com o público e imprimindo ao evento um cunho peculiar. Divulgam, em simultâneo, junto dos visitantes, as atividades que desenvolvem numa perspetiva de alargamento das relações socioculturais.

Participam entidades de índole, sobretudo, folclórica e etnográfica, instituições de carácter social e com valências de creche, jardim-de-infância, ATL e idosos, a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Associação Integrar, entre outros.

PUBLICIDADE

publicidade

Além da presença de um vasto e diversificado conjunto de espantalhos, que darão mais cor aos tons outonais do Parque Manuel Braga, haverá jogos tradicionais (jogo do burro, pião, arco, malha, latas, roleta, corda, lenço, etc.) e a habitual animação musical, que conta com a participação do Grupo de Gaiteiros “Rainha Santa” (às 10h30) e pelo Grupo de Capoeira Muzenza (às 11h30). Pelas 11h00, o público infantil terá oportunidade de assistir à animação do conto “O Espantalho Enamorado”, a cargo do Jardim de Infância do Centro Social e Cultural 25 de Abril.

O Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” dará continuidade à animação, no período da tarde, atuando às 14h30. Segue-se uma recriação de uma “malhada”, de feijão e grão, à moda antiga, pelas 15h30, tradição do mundo rural que celebra o culminar das colheitas e do ciclo da “abundância”, associada à festa, à alegria e à convivialidade das gentes que cultivam a terra. Pelas 16h30, ainda, a atuação do Grupo “Tiroliro”, da Aposénior.

No próximo sábado, com esta atividade anual, integrada na programação do Município de Coimbra para a área da animação urbana, não faltarão motivos de interesse para diferentes públicos: descoberta para os mais novos, recordação de vivências para os mais velhos e o deleite dos turistas que nos visitam.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE