Coimbra

Exposição da Fundação INATEL que junta Torga e lojas na Baixa patente até ao próximo sábado

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-03-2019

A exposição de fotografia de Varela Pècurto, uma iniciativa da Fundação INATEL em Coimbra, alusiva a Miguel Torga e à forma como o escritor viu e sentiu Coimbra, retratando aspetos assinalados pelo próprio Torga e legendados segundo trechos literários que escolheu a partir dos seus livros, encontra-se patente nas montras e no interior de várias lojas da Rua Visconde da Luz e da Rua Ferreira Borges, no coração da Baixa de Coimbra, até ao próximo sábado, dia 30 de março.

PUBLICIDADE

Os lojistas aderiram à proposta de fazerem das suas montras um espaço cultural de excelência, tendo a Associação de Promoção da Baixa de Coimbra aderido como parceira do evento.

PUBLICIDADE

De acordo com Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL, “a Baixa de Coimbra é a melhor e a mais versátil sala de exposições da cidade, pois permite uma visitação em qualquer dia da semana e ao fim-de-semana, a qualquer hora do dia ou da noite”.

É incontável a quantidade de pessoas que passa e vai procurando com o olhar as montras que contêm as fotografias, parando para as apreciar. Segundo Bruno Paixão, “tem sido uma surpresa constatar que nos chegam relatos através das redes sociais de pessoas de vários pontos do País que registaram com câmaras e telemóveis a sua visita à exposição e a partilharam nessas mesmas redes”. Esta é, aliás, outra das possibilidades da exposição: pode ser fotografada ou filmada sem restrições.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao todo são 22 fotografias dispostas em 14 lojas da Baixa de Coimbra e, seja pelos artigos à venda, seja pela exposição de fotografias, as pessoas ficam a observar com curiosidade, criando um circuito cultural na cidade. “Essa é a nossa intenção, ao entendermos que a fruição cultural pode coabitar com vários habitats urbanos, não encerrando os objetos artísticos apenas em salas, democratizando a cultura e promovendo os espaços”, afirma Bruno Paixão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE