Coimbra

Exposição “A Viola toeira em Coimbra: artes de fazer e de tocar” no Centro Cultural do Politécnico de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 09-10-2020

 
Sábado, 10 de outubro, às 15h no Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra, é inaugurada a exposição “A viola toeira em Coimbra: artes de fazer e de tocar”. A exibição é organizada no âmbito do projeto “EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI” e está inserida na programação do III ÀCORDA – Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses.

PUBLICIDADE

09102020_Exposição _A viola toeira_artes de fazer e de tocar_ no Centro Cultural do Politécnico de Coimbra

Patente até 5 de novembro, a mostra apresenta os resultados de um estudo sobre o revivalismo da viola toeira, um instrumento musical de 12 cordas do século XIX, típico da Beira Litoral, que servia de apoio às serenatas dos estudantes e ao fado de Coimbra, dando a conhecer algumas das figuras que, entre os séculos XIX e XXI, se destacaram como construtores e tocadores de viola em Coimbra. São documentados contextos performativos do instrumento bem como projetos orientados para a sua revitalização nos anos que se seguiram ao 25 de Abril e na atualidade.

PUBLICIDADE

O evento conta com entrada gratuita e lotação limitada. Contactos através do email cultura@ipc.pt ou telefone 239 791 245 (das 14h30 às 17h30).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE