Conecte-se connosco

Coimbra

Exposição “A Viola toeira em Coimbra: artes de fazer e de tocar” no Centro Cultural do Politécnico de Coimbra

Publicado

em

 
Sábado, 10 de outubro, às 15h no Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra, é inaugurada a exposição “A viola toeira em Coimbra: artes de fazer e de tocar”. A exibição é organizada no âmbito do projeto “EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI” e está inserida na programação do III ÀCORDA – Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses.

09102020_Exposição _A viola toeira_artes de fazer e de tocar_ no Centro Cultural do Politécnico de Coimbra

Patente até 5 de novembro, a mostra apresenta os resultados de um estudo sobre o revivalismo da viola toeira, um instrumento musical de 12 cordas do século XIX, típico da Beira Litoral, que servia de apoio às serenatas dos estudantes e ao fado de Coimbra, dando a conhecer algumas das figuras que, entre os séculos XIX e XXI, se destacaram como construtores e tocadores de viola em Coimbra. São documentados contextos performativos do instrumento bem como projetos orientados para a sua revitalização nos anos que se seguiram ao 25 de Abril e na atualidade.

O evento conta com entrada gratuita e lotação limitada. Contactos através do email [email protected] ou telefone 239 791 245 (das 14h30 às 17h30).

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com