Coimbra

EXPOFACIC: Um caso de estudo. Uma festa única!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 17-07-2015

O convite era muito directo: Visita à EXPOFACIC (que decorre entre 23 de julho e 2 de agosto) e almoço no recinto do evento. NDC aceitou. Pela refeição? Não, claro que não, apesar do Leitão estar uma delícia. Foi para confirmar que a organização de Cantanhede sabe trabalhar, facto que devia ser uma lição para os poderes locais de Coimbra.

PUBLICIDADE

00000

À nossa espera estão os senhores da INOVA, a empresa municipal que organiza a EXPOFACIC, e da autarquia local. Vamos então dar uma volta pelo o recinto, que, diga-se desde já, parece quase pronto.

PUBLICIDADE

Não é preciso andar 50 metros para constatar que a comitiva, onde estão jornalista de Coimbra e da Bairrada, bem como os autarcas e colaboradores, que não temos pedalada para acompanhar  António Patrocínio Alves, o Presidente do Conselho de Administração da INOVA, que toma a dianteira do pelotão do principio ao fim, mas com fair play para, sempre que necessário, dar o melhor lugar ao Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.

Que, como se sabe, é João Moura, quefez questão de agradecer à comissão organizadora, “que encara com um sorriso o desafio da EXPOFACIC“, sempre com dedicação e abnegação.

PUBLICIDADE

publicidade

O líder concelhio salientou ainda que o Dia das Comunidades é um dia muito importante, uma “forma de homenagear os emigrantes locais.

O Pavilhão do Município, que este ano tem nova apresentação, ficando o espaço montado para vários anos, também mereceu destaque de João Moura, que recordou que faz sempre questão de ouvir os expositores, que anualmente dizem sim, vale a pena investir na EXPOFACIC.

De stand em stand, de palco em palco, de entrada em entrada, Patrocínio Alves expõe as novidades, destaca as melhorias, assinala as vantagens.

Apesar de não largar os papeis, dá para ver que tem tudo sob controlo e que, apesar de não fazer questão de o demonstrar, tem muito orgulho no que faz e foi com emoção que fez questão de elogiar os seus colaboradores mais próximos, alguns fornecedores, a comissão organizadora, o executivo municipal e a comunicação social.

Pelo meio ainda tem tempo para nos contar pormenores da produção. A do Alesso é a que exigiu mais som e luz, mas, pelo que ouvimos, a “artilharia” vai proporcionar um show épico para todos os amantes da música electrónica.

Antes do almoço, o líder da EXPOFACIC ainda nos contou aquilo que todos querem saber: o que pediram os artistas? Não, não estamos a falar de cachet, mas sim daqueles pedidos especiais, como tinto e branco de Cantanhede, umas cenouras, uma tábua de passar a ferro ou uma garrafa de tequila, das caras, Don Julio 1942, coisa para custar mais de 100 Euros por botelha de 7,5.

Feita a “vistoria” dos 93 000 metros do Parque de São Mateus temos de escrever no relatório que, a 8 dias da inauguração, as infraestruturas da feira/festa está pronta para receber as dezenas de tascas, centenas de expositores e milhares de visitantes.

Veja vídeo e fotografias AQUI

NOVIDADES: Medalha dos 25 anos da EXPOFACIC para todos os expositores. Dia das comunidades (2 de agosto) com Portugal em Festa na SIC e atracções artísticas das comunidades. A artista plástica Susana Barbosa vai estar presente no certame. Exposições do Museus Delta e Sagres, das Profissões e dos 25 anos da EXPOFACIC.

Mas há mais: Noite Branca no dia 31 de julho, a favor dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, com oferta de Cerveja Sagres, Licor Beirão Cafés Delta e vinho Cantanhede durante a madrugada. Nesse dia, os expositores ficam até mais tarde.

Há mais segurança, painéis informativos interactivos e bilhetes online na BlueTicket. As acessibilidades e Parques de Estacionamento são requalificados e será colocada nova sinalética, com os pontos cardiais a orientarem quem não dá com as portas. E para quem for adepto das novas tecnologias, foi criada uma aplicação para “Android”, que promete ser um verdadeiro “big brother”, mas sempre na perspectiva de ajudar quem perca o carro ou se perca por um bom motivo.

Atenção redobrada com as crianças, que vão ter direito a pulseira de segurança, mas que, sobretudo as mais atrevidas podem visitar a exposição de animais e aves mais ou menos exóticos. Cuidado com a cobra, é grande!

Continuam os dias temáticos. Especial enfoque nos que são dedicados aos Agricultores, ao Portugal 2020 (com Ana Abrunhosa) e às Comunidades, de onde se espera que nos próximos anos possam vir empresas que queiram mostrar os seus produtos ou serviços na EXPOFACIC.

Há Eucaristia Dominical ao ar livre no Parque de São Mateus. Esta missa pode ser transmitida pela RTP e nesse dia, deve ser a única no concelho.

Há Bus TRANDEV-EXPOFACIC com ligações entre Cantanhede e região. Campismo para 500 pessoas muito perto da feira, “uma aposta forte”. E sunset ao fim de semana com Dj´s locais e humoristas profissionais.

Alesso, uma das grandes apostas  da EXPOFACIC 2015

ARTISTAS: “para todos os tipos de público” no Palco 1 – 23/7: D.A.M.A e BURAKA SOM SISTEMA | 24/7: ANSELMO RALPH | 25/7: EXPENSIVE SOUL e PETE THA ZOUK | 26/7: TONY CARREIRA | 27/7: DENGAZ e MASTIKSOUL | 28/7: PABLO ANBÓRAM e ALESSO | 29/7: JOÃO GENTIL E MARIZA | 30/7: NATIRUTS | 31/7: MIGUEL ARAÚJO, B4, LOS COMPADRES e DIEGO MIRANDA | 1/8: JAMES e KURA | 2/8: XUTOS & PONTAPÉS.

E ainda no Palco Sagres – DJ SlimCutz (23 de julho, quinta-feira), FUNKYou2 (24 de julho, sexta-feira), Eddie Ferrer (25 de julho, sábado), Miguel Rendeiro (26 de julho, domingo), Overule (27 de julho, segunda-feira), Jonh Mayze & Miguel Faria (28 de julho, terça-feira), Meninos da Vadiagem (29 de julho, quarta-feira), dj Fernando Alvim (30 de julho, quinta-feira), Magazino (31 de julho, sexta-feira), Octapush dj set (1 de agosto, sábado) Boys à La Carte, Lightzoff e Kitu (2 de agosto, domingo).

PREÇOS: 28 de julho e 1 de agosto: 12 Euros. Restantes dias 4 Euros. Bilhetes Geral: 50 Euros. Campismo: 3 Euros. (Com electricidade: Mais 2 Euros). BUS: 1 Euro.

ONDE COMPRAR: Blueticket, Lojas CTT e Postos de Turismo de Cantanhede, Coimbra e Aveiro e INOVA.

ORÇAMENTO: 1 milhão e 450 mil Euros. Mais 150 000 do que em 2014. Justificados por causa da lei exigir mais segurança, por o certame ter mais um dia e pela qualidade dos artistas. A organização garante que a festa se paga a si mesma e que nem precisa do apoio monetário da autarquia cantanhedense.

Estão assim reunidas todas as condições para que, entre 23 de julho e 2 de agosto, o recinto da EXPOFACIC seja também o maior e mais concorrido espaço de dança do país, com a presença de alguns dos mais criativos animadores do público apreciador de moderna música eletrónica e da intensidade dos ritmos frenéticos das tendências dominantes nas pistas de todo o mundo.

Sabia que a primeira EXPOFACIC teve lugar em 1991? Com 3 tascas e 63 espaços! Foi crescendo. Crescendo. Em 2003, foi o “grande ponto de viragem” o grande salto. 13ª edição. 63 000 m2. 403 espaços. A primeira com artistas internacionais. Actuou Daniela Mercury. Lembra-se? Em 2015, são 93 ooo m2! 624 espaços. Mais de 500 expositores. 45 tascas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE