Coimbra

Expofacic também para espanhóis e emigrantes. E com BUS e Campismo!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 14-07-2015

A apenas 9 dias do início da Expofacic,  intensificam-se os contactos e aumenta a ansiedade e não só no país. Os nossos vizinhos espanhóis – que de resto têm, nesta edição, Pablo Alborán como representante (atua dia 28 de julho) – conhecem o certame e não deixam de participar. Está confirmada a visita de 5 autocarros de “nuestros hermanos” no dia 26 de julho.

PUBLICIDADE

unnamed (7)

De fora do país são muitos aqueles que fazem chegar à Expofacic mensagens que dão conta da intenção de visitar a feira, tirando férias no país que escolheram para trabalhar e viver. Para homenagear os muitos portugueses emigrantes, a Expofacic incluiu na sua programação o “Dia das Comunidades Portuguesas”, no dia 2 de agosto, que começa com uma mega missa campal no Parque Urbano de S. Mateus. Os artistas portugueses radicados lá fora serão os convidados para animar a tarde de domingo, quer nos diversos setores do certame, quer no programa “Portugal em festa”, emitido pela SIC.

PUBLICIDADE

Os emigrantes serão também homenageados pela Autarquia de Cantanhede que, no decorrer da sessão solene do feriado municipal, atribuirá uma medalha alusiva aos 25 anos da Expofacic. Esta será sem dúvida uma excelente forma de celebrar a data, juntando comunidades da diáspora portuguesa que comungam da forte ligação a Portugal.

O Parque Expo Desportivo de S. Mateus começa a ganhar forma nas diversas áreas que compõem o mundo Expofacic.

PUBLICIDADE

publicidade

Na área agrícola,  está praticamente pronto o picadeiro, que terá demonstrações diárias de diferentes disciplinas equestres e o habitual batismo equestre, bem como as boxes para acolher os animais garantindo o seu bem-estar e condições sanitárias na enorme área de exposição animal, que conta com espécies autóctones e outras mais exóticas.

Na área de exposição comercial estão montados os espaços, numerados os stands e definidas as áreas de exposição automóvel para que os empresários que acreditam no nosso certame tenham as melhores condições para os negócios.

Também o setor das tasquinhas começa a revelar-se, este ano com melhoria das infraestruturas, nomeadamente a nível da cobertura das mesmas. Após a fase de montagem, entram as associações em campo com a sua criatividade de forma a criarem a montra mais apelativa ao visitante.

A área da Educação e a Aldeia de Portugal estão numa fase avançada de montagem, com os pavilhões a ganhar forma e acautelando-se as especificidades da nova área dedicada a acolher às exposições de João Cutileiro, Susana Pedrosa, entre outros, bem como os museus da Sagres e da Delta. E os trabalhos decorrem também na feira popular e na pista de karting para que tudo esteja pronto no dia 23 de julho.

A azáfama concentra-se agora na montagem dos sete palcos do certame, com destaque para o Palco 1, quer pelas dimensões, quer pela diversidade de meios e equipamentos que as bandas de renome nacional e internacional fazem questão de ter e claro todo o apoio de backstage, nomeadamente a nível de camarins.

Está também praticamente concluído o programa geral dos 11 dias de certame, quer nas diversas áreas do recinto, quer o programa paralelo com os seminários  dos dias temáticos com abordagens aos fundos comunitários, à agricultura, ao ambiente, e à biotecnologia, a assuntos de interesse dos empresários e expositores. Sem esquecer os dia das comunidades e as atividades propostas para o feriado municipal, dia 25 de julho.

Nesta 25 edição da Expofacic, a Comissão Organizadora quis prestar ainda mais apoio ao visitante e estão garantidas soluções a nível de transporte e alojamento. Com o Expofacic Bus, que comporta 5 linhas a partir de Aveiro, Coimbra, Águeda, Figueira da Foz/ Praia da Tocha e Praia de Mira, possibilita-se o acesso a quem não tem transporte próprio em três horários diários. Os banners já estão a ser colocados nas paragens principais e nas que se situam no trajeto até Cantanhede.

 O local para acampamento ocasional vem responder também a uma solicitação dos visitantes, nomeadamente daqueles que, agradados com a escolha do cartaz, pretendem ficar os 11 dias no certame. Fruto de um protocolo com o Agrupamento de Escuteiros de Cantanhede nº 382,  a Quinta Fonte de D. Pedro, que tem as  condições adequadas, nomeadamente instalações sanitárias, eletricidade, churrasqueiras e segurança, poderá receber até 500 campistas.  As reservas devem ser feitas para e-mail geral@agr382.cne.escutismo.pt.

A Expofacic assinala os 25 anos com diversas inovações: 11 dias de festa (mais um do que nos outros anos) com três cabeças de cartaz (James, Alesso e Pablo Alborán), a introdução de um palco  dedicado aos novos talentos de dj e à stand-up comedy, a nova área de exposições, a Noite Branca e um update nos serviços de apoio, como o Expofacic Bus, o acampamento ocasional, a Expofacic App ou os écrans de informação ao visitante.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE