Coimbra

EXPOFACIC promete muita festa e 3 grandes exposições temáticas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 27-05-2019

A 29ª edição da feira agrícola, comercial e industrial de Cantanhede (Expofacic), no distrito de Coimbra, vai apresentar como novidade três exposições temáticas, uma delas da Força Aérea, e um espaço de “gaming”, anunciou hoje a organização.

PUBLICIDADE

O evento, eleito como a Melhor Festividade da Península Ibérica, vai decorrer de 25 de julho a 04 de agosto, com a participação de 630 expositores e 68 espaços de gastronomia, ocupando uma área de 95 mil metros quadrados no centro da cidade de Cantanhede.

PUBLICIDADE

Segundo a presidente da Câmara, Helena Teodósio, que presidiu à sessão de apresentação do programa, que esteve a cargo do presidente da empresa municipal Inova, o orçamento do certame mantém-se em 1,6 milhão de euros.

“O que se procura é a sustentabilidade financeira que se tem vindo a verificar. Há cerca de 10 anos que o município não tem necessidade de injetar dinheiro na feira”, sublinhou a autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

Além de um variado programa de animação, com a presença de grandes bandas e artistas nacionais e internacionais, a Expofacic deste ano integra no seu programa três exposições, com destaque para a da Força Área, que vai ter um espaço com aviões e simuladores.

O evento terá ainda em exposição uma bienal de arte, organizada pela primeira vez, e a exposição do pintor Mário Silva (já falecido), no que será a primeira ação com o valioso espólio que a família do conceituado artista plástico colocou à guarda da Junta de Freguesia da Tocha e da Câmara Municipal de Cantanhede.

“As exposições são muito importantes na captação de público e a arte tem de fazer parte da nossa vida”, salientou a presidente da Câmara.

Outra das novidades é a instalação de um espaço de “gaming” (jogos de vídeo), em resposta à procura do público mais jovem.

“Não ignoramos que a Expofacic é, antes de mais, uma grande feira de atividades económicas, a maior do país no seu género, e essa é uma vertente que queremos valorizar ainda mais, facultando às empresas as melhores condições de participação possíveis, não apenas do ponto de vista da distribuição dos espaços, mas também no que respeita aos serviços de apoio e ao programa fortemente atrativo e mobilizador”, salientou Helena Teodósio.

A autarca justifica as novas apostas para “renovar o interesse de diferentes públicos e dar ainda maior expressão ao certame, aumentando por essa via o seu impacto a nível nacional e internacional, objetivo também inerente à aposta numa linguagem renovada do ponto de vista promocional, uma linguagem moderna e particularmente criativa, em especial para os mais novos”.

A organização disponibiliza seis linhas de autocarros de transporte de visitantes que servem as localidades da Figueira da Foz, Coimbra, Praia da Tocha, Aveiro, Águeda e Praia de Mira, com bilhetes de ida e volta a 2,20 e a 2,50 euros.

Os autocarros de transporte de visitantes de e para destinos vizinhos passam a contar, este ano, com mais uma linha, e servem as localidades da Figueira da Foz, Coimbra, Águeda, Aveiro e praias da Tocha e de Mira, em três viagens diárias de ida e volta.

“Creio poder afirmar que se trata de um produto turístico estruturado, bem estruturado, e que tem a particularidade de evidenciar o enorme potencial de outros produtos turísticos do concelho e da região, como a gastronomia, a cultura, o património, as tradições locais, o vinho e o enoturismo, entre outros, sem esquecer a forte atratividade dos espetáculos”, sintetizou a presidente do município de Cantanhede.

O presidente da empresa municipal Inova, Idalécio Oliveira, destacou ainda o facto de o evento ter dias temáticos e apostar na sustentabilidade ambiental, com a utilização de copos reutilizáveis.

Os espetáculos musicais no palco principal da Expofacic, que tem oito espaços de música distribuídos pelo recinto, abrem no dia 25 de julho com a atuação de David Carreira e Fernando Daniel.

Richie Campbell (26 julho), Matias Damásio (27), António Zambujo (28), Blaya (29), Stranglers (30), Marisa (31), Ludmilla (01 agosto), Pedro Abrunhosa (02) e Xutos e Pontapés (01) preenchem as restantes noites do certame.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE