Coimbra

EXPOFACIC investe milhões para dar música por tostões

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-05-2014

 A Expofacic, em Cantanhede, de 25 de julho a 03 de agosto, apresenta um orçamento para este ano de 1,3 milhões de euros e conta, entre outros, com um concerto conjunto dos GNR e da Banda Sinfónica da GNR.

PUBLICIDADE

Este espetáculo, no dia 30 de julho, “será o único” que as duas entidades realizam este ano em conjunto, sublinhou a organização.

Apresentada hoje, em conferência de imprensa na Câmara Municipal, a 24.ª Exposição e Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede (Expofacic), que se prolonga por dez dias, tem um orçamento de 1,3 milhões de euros, o mesmo de 2012 e 2013.

PUBLICIDADE

A vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, disse que o certame “traz importantes benefícios” ao concelho, que são resultado, nomeadamente, “da enorme projeção que proporciona (…) na divulgação do seu potencial económico e da sua dinâmica social”.

O programa abre no dia 25 de julho, feriado municipal, com as atuações de Anselmo Ralph e Kura, encerrando no dia 03 de agosto com concertos das bandas Xutos & Pontapés e Ultraleve.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos restantes dias de feira, festa e diferentes atividades na cidade de Cantanhede, distrito de Coimbra, passarão também pelo palco 1 (o principal dos sete locais de espetáculos na Expofacic), entre nomes nacionais e de outros países, como Tony Carreira, Pedro Abrunhosa, Richie Campbell, Rudimental DJ Set, António Zambujo, Ana Moura, GNR + GNR, Michael Calfan, 5-30, Klingande, Mastiksoul, Buraka Som Sistema, DJ Ride, We Trust, Kaiser Chiefs e Borgeous.

Helena Teodósio realçou “o excelente programa de espetáculos, com atuações tão diversas nos diferentes palcos, querendo ir ao encontro dos vários gostos e faixas etárias, mas com a preocupação em criar atratividade para a juventude”.

Pelo palco 4, “mais uma vez, vão passar alguns dos melhores DJ”, acrescentou.

A vice-presidente da Câmara de Cantanhede realçou a importância das tasquinhas, – “que em poucos anos se afirmaram como um dos setores mais atrativos da feira” -, bem como a participações das escolas e diferentes instituições locais.

António Patrocínio Alves, que integra a comissão organizadora de feira em representação da empresa municipal INOVA, frisou que 2013 – “o ano em que a crise mais se sentiu” – teve “a maior e a melhor Expofacic de sempre”.

Nesta edição, acolhendo algumas queixas dos expositores, serão substituídos os estrados e coberturas dos ‘stands’ que são propriedade da Câmara Municipal, havendo outros alugados.

Nestes melhoramentos, a organização vai gastar cerca de 20 mil euros, disse o presidente do conselho de administração da INOVA.

Na apresentação, em que também interveio o vereador Pedro Cardoso, vice-presidente da Comissão Organizadora, Patrocínio Alves previu que “a autossustentabilidade da Expofacic vai manter-se”, tal como se verifica há mais de uma década.

No dia 30 de julho, com o concerto do Grupo Novo Rock (GNR) e da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, “estarão mais de 100 músicos em palco”, assinalou.

Em 28 de julho e 02 de agosto, os ingressos custam nove euros, mas nos restantes dias os bilhetes têm o preço de 3,5 euros, sendo o bilhete geral, para todo o programa, vendido a 40 euros.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE