Região

Expofacic foi apresentada no espaço da Turismo de Portugal na FITUR

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 26-01-2026

A Expofacic foi um dos tópicos do programa de ações promocionais da Turismo de Portugal na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), que decorreu de 21 a 25 de janeiro, na capital espanhola.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi no auditório do espaço da mais importante entidade nacional do setor que o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, deu a conhecer os contornos do evento que vai decorrer em Cantanhede de 30 de julho a 09 de agosto, numa apresentação que encerrou a participação do Município de Cantanhede naquele que é um dos maiores encontros mundiais de operadores turísticos.

Essa participação incluiu ainda a promoção de outros produtos turísticos do concelho no stand da CIM – Região de Coimbra, designadamente as praias, o Museu de Arte e do Colecionismo, o Museu da Pedra e o Museu Load ZX Spectrum, bem como a degustação de sabores e vinhos de Cantanhede. 

Na abordagem que fez à edição de 2026 da Expofacic, o vice-presidente da autarquia e presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM enfatizou “o lugar de destaque que o certame conquistou na agenda nacional dos grandes eventos, fruto da grande qualidade e diversidade da oferta para públicos de todas as idades. O cartaz de espetáculos tem sido e continuará a ser este ano um dos melhores”, afirmou o autarca, referindo ainda como atrações incontornáveis “as cerca de 50 tasquinhas tradicionais, as exposições temáticas à Expofacic Kids, ao Gamming, artesanato, setor agrícola, e um programa de animação cultural sem paralelo, além da feira de atividades económicas que é, seguramente, uma das maiores que se realizam em Portugal”. 

Segundo Pedro Cardoso, o sucesso da Expofacic deve-se em grande medida ao modo como todas estas valências são conjugadas nesta realização que se tem afirmado pela sua forte identidade e pelas experiências marcantes que proporciona às pessoas, mas tem muito a ver também a aposta reiterada na inovação, quer quanto às condições de visita nos diferentes setores, quer no que diz respeito à dinamização de todos os fatores de atratividade. 

A seguir à apresentação de Pedro Cardoso, a fadista Carolina Pessoa, acompanhada por Ricardo Silva (guitarra portuguesa) e João Silva (viola) interpretou alguns fados do seu reportório numa atuação em que foi notório o entusiasmou do público presente no auditório do espaço da Turismo de Portugal na FITUR.

Antes disso já o Município de Cantanhede tinha estado em evidência no stand da CIM – Região de Coimbra, com uma ação iniciada com um vídeo promocional das zonas balneares do concelho, designadamente a Praia da Tocha, a Praia do Palheirão, a Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, a Praia Fluvial das Sete Fontes e a Piscina Natural de Ançã, tendo prosseguido depois com uma apresentação sobre os três museus temáticos da cidade. 

Sobre o Museu de Arte e do Colecionismo (MACC), o Museu da Pedra e o LOAD ZX Spectrum, o vice-presidente da Câmara Municipal destacou “a relevância patrimonial e o valor cultural e pedagógico destas unidades museológicas que são também, indiscutivelmente, ativos turísticos muito importantes para fomentar a visita a um território que vale muito a pena conhecer por muitas outras razões, entre as quais o património, a gastronomia e os vinhos ou a variedade da oferta cultural”.

No âmbito da promoção do Município de Cantanhede na FITUR houve ainda um momento de degustação de vinhos e sabores locais, designadamente Bolo de Ançã oferecido pela Junta de Freguesia, e pastéis de tremoço confecionados pelos alunos do curso de cozinha da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede.