Região

Expo Capriland “nasce” em Vila Nova de Poiares

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 27-05-2024

Vila Nova de Poiares acolhe a Expo Capriland 2024 – I Feira de Caprinicultura e II Congresso Nacional de Caprinicultura, nos próximos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, na Alameda Santo André.

PUBLICIDADE

Organizada pelo Centro de Competências da Caprinicultura (CCC), e com o apoio da Câmara Municipal, esta iniciativa será uma mostra das mais variadas atividades relacionadas com o setor, com destaque para a gastronomia regional, com o enfoque na Chanfana, mas também uma mostra de artesanato, exposição pecuária e uma mostra agrícola comercial e industrial.

Para João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, entidade que preside ao CCC, «a primeira a Expo Capriland é a semente para que nos próximos anos possamos ter com regularidade este evento, contribuindo para que todas as práticas ligadas à caprinicultura não sigam um caminho de abandono, que o setor possa recuperar a sua importância, e possa ser uma atividade económica com impacto na economia local e nacional. Esse é o grande objetivo que temos», referiu.

PUBLICIDADE

Paralelamente, «esta será mais uma oportunidade para quem nos visita poder degustar a gastronomia local e regional, com enfoque nos produtos relacionados com este setor, nomeadamente a Chanfana, a par da animação musical, dos diferentes workshops ou ainda das celebrações do Dia Mundial da Criança», concluiu João Miguel Henriques.

O programa arranca na sexta-feira, dia 31 de maio, com a abertura do certame, e ao mesmo tempo, do Mercadinho da Terra, iniciativa mensal que reúne produtos e produtores locais, promovendo os circuitos curtos de comercialização e a interação entre o produtor e o consumidor, e valorizando os produtos do Concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Neste dia haverá ainda lugar a um workshop dedicado ao Projeto Ramires, e a animação a cargo da Companhia de Teatro Experimental de Poiares (CTEP), e da Tuna Académica da Escola Agrária de Coimbra.

No dia 1 de junho decorre o II Congresso Nacional de Caprinicultura, que arrancará com um momento solene, a assinatura da escritura para a criação formal do Centro de Competências de Caprinicultura – Associação, dando personalidade jurídica ao CCC, e dotando-o de maior capacidade de intervenção nestas matérias.

Ao longo de todo o dia decorrerão outras atividades, com destaque para a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico do Município, do Workshop dedicado ao ‘Ciclo do Pão e Confeção de Queijo’, e culminando com a atuação do Grupo das Quintas, por volta das 21h00.

O domingo terá como grande destaque as comemorações do Dia Mundial da Criança. Ao longo do dia decorrerão Workshops dedicados ao ‘Ciclo do Pão e do Barro Preto’ e ‘Confeção de Queijos’, dança pela Academia de Dança Movearte, Funny Dance e The Little Power, teatro “A Lenda da Chanfana” pela CTEP; insufláveis e pinturas faciais, e a participação da Escolinha de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Poiares.

Na parte da tarde terá lugar a eleição da Miss Capriland, que premiará o mais belo exemplar presente no certame, sendo que a I Expo Capriland encerrará com a atuação marcada para as 21h00 da Banda Pontos Cardeais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE