Cidade

Exploratório promove debate sobre a investigação em Arquitetura

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-03-2019

A edição 2019 do ciclo Pontos nos iii – Science Beer Talks prossegue esta quarta-feira, 6 de março, às 18h30, no Exploratório, com o tema “O que é a investigação em Arquitetura?”.

PUBLICIDADE

Rui Lobo, professor no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e investigador do CES, conversa com o público sobre a importância da investigação desenvolvida em Arquitetura.

PUBLICIDADE

A próxima quarta-feira, 6 de março, entre as 18h30 e as 19h30, é dia de pôr os Pontos nos iii com o ciclo Science Beer Talks. Desta vez, a sessão de conversas com cientistas acompanhadas por cerveja artesanal Praxis decorre no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, com a presença do investigador Rui Lobo.

O especialista com investigação no campo da teoria e história da arquitetura, em particular arquitetura e urbanismo universitários, história da arquitetura portuguesa (séculos XVI a XVIII) e arquitetura dos jesuítas, apresentará ao público o tema “O que é a investigação em Arquitetura?”, ponto de partida para uma conversa que se pretende informal e abrangente.

PUBLICIDADE

publicidade

Professor no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), Rui Lobo (Moçambique, 1970) fez parte do primeiro conjunto de licenciados em Arquitetura pela FCTUC em 1994. Doutorou-se em 2010, na Universidade de Coimbra, com a tese “A Universidade na Cidade. Urbanismo e arquitetura universitários na Península Ibérica da idade média e da primeira idade moderna”.

Rui Lobo é um dos coordenadores do Curso de Doutoramento em Arquitetura da FCTUC. Foi subdiretor do Departamento de Arquitetura da FCTUC e coordenador do Mestrado Integrado em Arquitetura. Dirige presentemente o Projeto de Investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) “Santa Cruz – reconstituição digital 3D do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra em 1834”.

A partir do pressuposto de que “a atividade liberal de arquiteto é, em si, uma atividade continuada de investigação”, Rui Lobo apresentará o tema “O que é a investigação em Arquitetura?” em mais uma sessão do ciclo 2019 de Pontos nos iii – Science Beer Talks, programa anual de conversas com cientistas dos diversos centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC), que durante uma hora conversam com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem sempre na primeira quarta-feira de cada mês, entre as 18h30 e as 19h30.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE