Portugal
Exército de luto. Jovem alferes encontrado sem vida após ser arrastado por corrente
Imagem: Federação de Andebol de Portugal
O alferes de Infantaria João Rafael Paulino dos Santos Cardoso, de 23 anos, natural de Mafra e militar do Exército, foi encontrado morto nas margens do rio Balsemão, em Lamego, após ter desaparecido na noite de segunda-feira, 26 de janeiro.
O jovem estava a realizar o curso de Operações Especiais nos Rangers, cujo quartel se encontra na cidade.
O incidente ocorreu por volta das 23:00, em Penude, onde os Rangers têm um aquartelamento. Segundo o Exército, a vítima foi arrastada pela corrente durante uma atividade de instrução.
Imediatamente após o ocorrido, a atividade foi suspensa e foram acionados meios de busca e salvamento, incluindo os bombeiros, sob coordenação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. A Guarda Nacional Republicana e a Polícia Judiciária Militar também foram informadas.
O Exército garantiu que a instrução decorreu com as medidas de segurança previstas e que foram ativados mecanismos de apoio à família do militar, incluindo acompanhamento psicológico.
Foi ainda aberto um processo de averiguações para apurar rigorosamente as circunstâncias do sucedido.
O Exército expressou profundo pesar pelo incidente e apresentou condolências à família, amigos e camaradas do alferes João Rafael Paulino dos Santos Cardoso.