Economia

Mercado D. Pedro V tem 98 operadores permanentes e 25 espaços por concessionar

António Alves | 2 semanas atrás em 15-04-2024

O vereador Miguel Fonseca revelou esta segunda-feira 15 de abril que o Mercado Municipal D. Pedro V já conta com 98 operadores permanentes. Apesar das cinco hastas públicas já realizadas desde o início do mandato, ainda faltam concessionar 25 espaços, maioria deles para produtos hortícolas e peixe fresco.

PUBLICIDADE

Na intervenção do Período Antes da Ordem do Dia, o responsável pela pasta dos mercados começou por anunciar que a quinta hasta pública de espaços do Mercado D. Pedro V resultou na concessão de cinco lojas e seis bancas de produtos hortícolas.

Apesar do sucesso anunciado, o que o vereador Miguel Fonseca omitiu nesta intervenção foi a informação escrita pelos serviços da autarquia e que aponta para o facto de ainda existirem 25 espaços disponíveis, “dos quais duas são lojas e 23 são bancas (11 para peixe fresco e 12 de produtos hortícolas), que não tiveram interessados”.

PUBLICIDADE

“A falta de procura desta tipologia será alvo de análise por parte dos serviços para efeito de realização de novas hastas públicas durante o presente ano”, referiu o município na nota enviada na passada semana.

Em relação às hastas públicas, e “desde março de 2022, até à mais recente, em abril de 2024, assistimos a um crescimento na ordem dos 60% no número de operadores permanentes no Mercado”, afirmou o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

Por números, o vereador Miguel Fonseca afirmou que em janeiro de 2022, tinham 62 operadores. “Um ano depois 71, já em janeiro deste ano alcançámos os 89 e agora, com esta última hasta, chegámos aos 98. São quase 100 operadores que imprimem dinamismo e diversidade ao nosso Mercado Municipal”, frisou.

Recorde-se que, como operadores permanentes, o vereador Miguel Fonseca explicou que o número engloba todas as lojas e bancas de hortícolas e de peixe, não incluindo os produtores agrícolas diários.

No caso da Renasceia, empresa concessionária dos espaços de restauração do Mercado D. Pedro V, também não consta desta listagem final, a qual equivale a 15 espaços do espaço comercial.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE