Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Executivo municipal reuniu com Juntas de Freguesia na EXPOH

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 05-08-2016

 

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, promoveu uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho no Espaço Município, no âmbito da  EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

oh

PUBLICIDADE

publicidade

Acompanhado pelos vereadores do seu executivo e pelo presidente da Assembleia Municipal e elementos da Mesa da Assembleia Municipal, reuniu neste encontro os presidentes e executivos das 16 freguesias do concelho num momento pautado pela troca de ideias e balanços do trabalho feito até ao momento.

O presidente do Município, José Carlos Alexandrino enalteceu o trabalho realizado em conjunto com todas as Juntas de Freguesia que tem permitido alavancar o desenvolvimento do concelho. “Registo a solidariedade de todos as Juntas de Freguesia”, disse, frisando o apoio manifestado nomeadamente na luta pelas diferentes causas que tem assumido, desde a área das acessibilidades à saúde e justiça.

PUBLICIDADE

José Carlos Alexandrino reforçou ainda a “grande lição de democracia que temos vindo a dar” referindo-se à aposta na descentralização de competências que prevê a transferência de verbas para as Juntas de Freguesia, para a realização de investimento em cada uma das dezasseis freguesias. “O vosso trabalho é fundamental para a Câmara Municipal e esta descentralização de competências foi determinante”, disse, acrescentando que na sua opinião, “no futuro, as Juntas de Freguesia devem ter mais verbas e fazer opções não tanto ao nível da obra física mas do social e da economia” de forma a alavancar os seus territórios, captar investimento e fixar população.

De olhos postos no futuro, o presidente do Município elencou o conjunto de investimentos que em breve se iniciará no concelho, agora que, finalmente começam a ser desbloqueadas as verbas do quadro comunitário de apoio Portugal 2020.

Com efeito, como assinalou, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) foi assinado um contrato que representará a concretização de um investimento público no concelho de 7 milhões de euros. Deu também nota de que no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, foram aprovados vários projetos, num investimento estratégico de 4 milhões de euros. Ainda relativamente, na área do saneamento, está previsto um investimento, através do POSEUR, de quase 2 milhões para construção de dez novas ETAR’s, rede de distribuição e condutas adutoras.

“Nunca nenhum executivo captou tanto dinheiro para o concelho”, afirmou José Carlos Alexandrino que acredita “que fomos o executivo que ao longo de dois mandatos, mais obra física realizou”.

Dando conta dos investimentos que se prepara para lançar, e do novo projeto empresarial que se irá instalar e prevê a criação de 200 postos de trabalho, o autarca de Oliveira do Hospital não esquece no entanto, que “a minha luta prioritária continuará a ser a conclusão do IC6”, contando com a solidariedade de todos nesta luta, bem como na requalificação da EN17, cuja empreitada está “a demorar”, concluiu.

O desafio final lançado foi “pedir a colaboração dos senhores presidentes de Junta de Freguesia na boa execução de todas as obras e investimentos que estão previstos, em fase de concurso ou em processo de adjudicação, num esforço que todos honrará”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com