Coimbra

Exclusivo: José Manuel Portugal é o novo director de informação da RTP

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-12-2013
José Manuel Portugal recebeu Alberto da Ponte na Universidade de Coimbra em meados deste mês

José Manuel Portugal recebeu Alberto da Ponte na Universidade de Coimbra em meados deste mês

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra sabe que o Presidente do Conselho de Administração da RTP convidou o jornalista José Manuel Portugal para assumir as funções de director de informação da RTP.

Segundo fontes bem colocadas junto da Entidade Reguladora para  a Comunicação Social, o requerimento para esta entidade dar o seu parecer (obrigatório) já deu entrada na 24 de Julho, 58, em Lisboa, pelo que não existindo nada que impeça a nomeação de José Manuel Portugal, este deve merecer o voto favorável do conselho regulador dos media.

PUBLICIDADE

publicidade

José Manuel Portugal completa 51 anos no próximo dia 7 de Janeiro. Iniciou a sua carreira jornalística no centro de produção de Coimbra da RDP,  tendo durante algum tempo acumulado o seu trabalho na rádio pública com o de representante da SIC em Coimbra, onde deixou de colaborar na altura em que a RTP começou a exigir exclusividade aos seus jornalistas.

Da sua actividade na RTP destaca-se  a coordenação da informação não diária e regional, função que acumulou com o comando da rádio televisão em Coimbra, sendo subdirector de informação da estação pública com diferentes directores de informação e ainda responsável pela redacção do Porto.

PUBLICIDADE

Actualmente, este profissional é adjunto de José Arantes, o director das antenas internacionais da televisão pública, para onde transitou quando a televisão estatal resolveu reduzir o número de directores. JMP é professor da cadeira de televisão no curso de jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Recordamos que José Manuel Portugal foi entronizado por Alberto da Ponte como membro da Confraria da Cerveja, numa cerimónia que decorreu na Câmara Municipal de Coimbra, evento onde teve uma longa conversa com o então recém-eleito presidente da RTP, quase sempre na companhia de Cristina Esteves, a sensual jornalista que partilha parte das noites de domingo com José Sócrates

A proximidade de José Manuel Portugal com o PCA da RTP foi bem visível por quem assistiu ao Congresso Internacional Desafios dos Media de Serviço Público, evento que decorreu este mês no Auditório da Reitoria da UC. Fo particurmente notada  forma efusiva como o ex-presidente da Central das Cervejas foi bastante aplaudido por este adepto da Académica e do Benfica, que fez sempre questão de mostrar a sua habitual simpatia ao seu líder, que nessa manhã de dezembro manifestou o desejo de ter 22% de share.

O actual director de informação da RTP é Paulo Ferreira, que na sequência do processo de avaliação em curso no operador de televisão, tem  sido muito contestado pelo Conselho de Redacção, que chegou a pedir a sua demissão  e a retirar-lhe a confiança, num processo que levou mesmo à demissão de responsáveis da informação no Monte da Virgem.

75095_472703756093710_1608066950_n

Em actualização

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE