Cidade

Ex-Administrador dos SMUTC acusado de corrupção

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-04-2014

O Ministério Público (MP) acusou de corrupção três quadros superiores de uma filial de uma multinacional alemã fabricante de veículos pesados  (MAN) e um ex-administrador delegado de empresa de transportes urbanos da Câmara Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral da República comunicou hoje que “os três altos responsáveis de uma filial de uma multinacional alemã fabricante de veículos pesados e essa mesma empresa” estão indiciados do “crime de corrupção com prejuízo do comércio internacional, punível com uma pena de prisão de um a oito anos”.

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra acusou da prática de “crime de corrupção passiva para ato ilícito” o ex-administrador delegado dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que a investigação apurou ter recebido 20 mil euros para que “escolhesse aquela empresa como fornecedora de veículos pesados de passageiros”.

PUBLICIDADE

O DIAP de Coimbra constatou que a aquisição dos veículos pesados de passageiros por parte do SMTUC foi realizada “por ajuste direto” à filial da multinacional alemã.

Aos quadros superiores da MAN, que se encontram em prisão preventiva, foi imposta uma caução “de 25 mil euros”, enquanto a filial pagou uma fiança de 100 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

O antigo responsável da empresa municipal de transportes urbanos referido pela PGR  é Manuel Oliveira,  o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e ex-presidente da concelhia de Coimbra do PSD,  que agora passa a estar  sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE