Extra

Evite riscos (e gastos) e desligue estes eletrodomésticos quando vai de férias

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 08-07-2025

Vai de férias? Para além de fazer a mala, fechar bem a casa e ligar o alarme, há mais um passo essencial antes de sair: desligar certos eletrodomésticos da tomada.

Mesmo que não estejam a ser usados, alguns aparelhos continuam a consumir energia ou podem representar um risco de incêndio.

É o caso dos carregadores de bateria, especialmente os de iões de lítio, que podem sobreaquecer se forem deixados ligados. Os aquecedores, mesmo fora de uso no verão, devem ser sempre desligados, já que continuam a ser uma das principais causas de incêndios domésticos.

PUBLICIDADE

Na cozinha, pequenos electrodoméstico como torradeiras, fornos eléctricos e chaleiras acumulam migalhas e resíduos que, em caso de falha eléctrica, podem provocar ignições, refere a Men’s Health.

Também os sistemas de entretenimento, como consolas e televisões, consomem energia em modo de espera e devem ser desligados da corrente.

Por fim, os aparelhos de cabelo, como pranchas, modeladores e secadores, devem ser retirados da tomada, pois os cabos podem estar danificados e representar perigo mesmo sem estarem a ser utilizados.

Ao desligar estes equipamentos, reduz o risco de acidentes e evita consumos desnecessários durante as férias.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE