Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, (SPMS) vão desligar totalmente os sistemas informáticos de suporte às receitas electrónicas entre as 14 horas deste sábado, 30 de Novembro, e as 8 horas de amanhã, Domingo, 1 de Dezembro.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) só foi informada ontem, sexta-feira, por e-mail recebido às 18H43.
PUBLICIDADE
«É incompreensível que um sistema crítico para a saúde das pessoas não disponha de redundâncias que evitem a sua total paralisação por um período contínuo de 18 horas», considera Miguel Lança, Director de Sistemas de Informação da ANF.
A ANF vai reforçar as suas equipas, por forma a garantir uma resposta aos doentes urgentes que se apresentem naquele período com receita electrónica nos telemóveis.
Sendo previsíveis grandes atrasos decorrentes da confirmação telefónica, caso a caso, dessas prescrições, a ANF recomenda aos doentes já possuidores de receita médica que procurem aviá-la nas farmácias até às 13 horas deste sábado.
«É inaceitável que um distúrbio desta magnitude no sistema de suporte às receitas médicas seja comunicado subitamente, de véspera, impedindo as farmácias e os próprios doentes de planificarem alternativas», declara ainda Miguel Lança.
A ANF considera que «este lamentável episódio mostra que o doente ainda está muito longe de ser o centro do sistema de saúde em Portugal, existindo empresas públicas que tomam decisões como se estivessem sozinhas no mundo».
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.