Coimbra

Evite idas aos hospitais. Centros de saúde do Baixo Mondego abertos aos fins de semana

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-01-2019

As unidades de saúde do Baixo Mondego passam, a partir de sábado, a funcionar aos fins de semana até ao final do mês para situações de doença aguda, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

 

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde de Coimbra (ARSC) explica que a medida foi tomada no âmbito do Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno.

De acordo com a reorganização dos serviços, as unidades de saúde de Celas, Eiras, Fernão Magalhães, Norton de Matos, Santa Clara, São Martinho do Bispo, Condeixa-a-Nova, Mealhada, Soure, Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e Penacova vão funcionar das 10:00 às 18:00.

PUBLICIDADE

Por seu lado, as unidades de Mira e Mortágua vão estar abertas das 08:00 às 20:00 e Cantanhede das 08:00 às 00:00.

“O funcionamento dos centros de saúde nas referidas datas visa garantir e reforçar uma resposta efetiva dos Cuidados de Saúde Primários à população em situações de doença aguda não urgente, evitando desnecessárias deslocações às urgências dos hospitais”, lê-se no comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

A ARSC reforça, nesta altura, o conselho às populações para se dirigirem, “com confiança”, às unidades de saúde “que estão preparados para responder a situações não urgentes, como a síndrome gripal ou a infeção respiratória”.

Aquele organismo relembra ainda à população que, em caso de necessidade, deve sempre recorrer à linha de saúde SNS 24, através do número 808242424, na qual encontra “um profissional de saúde que faz o aconselhamento e o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE