Rosa Isabel Cruz, coordenadora do Departamento Federativo de Mulheres Socialistas de Coimbra, é provável candidata a suceder a Carlos Cidade na liderança da Comissão Concelhia do PS e está agendada para 16 de Outubro uma “jornada de reflexão” de onde poderá sair um nome alternativo.
Antiga colaboradora do outrora governador civil Henrique Fernandes e membro da cessante Assembleia Municipal conimbricense, Rosa Isabel surge com o rótulo de candidata de continuidade.
PUBLICIDADE
Fontes partidárias disseram a Notícias de Coimbra que uma “jornada de reflexão” impulsionada pelo ex-líder concelhio do PS e antigo vereador Luís Vilar está a suscitar a adesão de muitos militantes do partido.
Face à improbabilidade de candidatura do outrora bancário, fala-se de três nomes nas hostes socialistas – António Vilhena, Rui Alírio e João Pedro Trovão –, mas não é claro que seja um deles o opositor de Rosa Isabel Cruz.
Vilhena e Trovão são ex-vereadores, sendo que o primeiro preside à Mesa do plenário da Comissão Política Concelhia (CPC) conimbricense do PS. Rui Alírio, que chegou a ser opositor de Carlos Cidade, é, a par de Victor Baptista, gestor da sociedade iParque (Parque de Inovação em Ciência, Tecnologia e Saúde), cujo controlo acionista cabe à Câmara Municipal de Coimbra.
Segundo fontes partidárias, por motivos do foro pessoal, talvez nenhum dos três esteja inclinado a assumir o estatuto de potencial sucessor de Carlos Cidade.
Entre os socialistas mais jovens, há quem preconize a candidatura de Tiago Estêvão Martins, deputado à Assembleia da República e ex-dirigente da JS, mas foi imediatamente impossível apurar se, para já, estará no seu horizonte perfilar-se para a liderança da CPC do PS/Coimbra.
PUBLICIDADE