Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Eventos regressam à liberdade na Clássica Aldeias do Xisto

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-04-2021

Celebrar a liberdade a pedalar nas montanhas da Serra do Açor entre Aldeias do Xisto é a proposta mais natural para o  dia 25 de abril, domingo. Neste dia, os eventos regressam ao calendário das aldeias mais charmosas de Portugal.

PUBLICIDADE

A Clássica Aldeias do Xisto vai percorrer a Serra do Açor, simbolicamente no Dia da Liberdade, ligando a Benfeita, no concelho de Arganil, a Fajão, no concelho da Pampilhosa da Serra.

Este regresso dos eventos às Aldeia do Xisto pontua o arranque de um calendário recheado de iniciativas que nos ligam à terra, à natureza, ao desporto, à arte, ao céu e uns aos outros.

O ciclismo nacional já sabe que, nas Aldeias do Xisto, a paisagem não é meiga. Arrebatadora e deslumbrante, sim, mas também exigente. O ideal para quem gosta de desafios e superação em contacto com a natureza. A Clássica Aldeias do Xisto é pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e continua a afirmar-se como uma das mais exigentes provas de um dia do calendário velocipédico português.

Prova absolutamente singular do calendário nacional, por ser a única prova oficial de competição a ter início e fim numa aldeia, a Clássica deste ano marca o regresso da alegria do ciclismo ao território, após um ano de interregno, e também a reabertura das aldeias, simbolicamente no Dia da Liberdade.

PUBLICIDADE

A 4ª edição da Clássica Aldeias do Xisto vai ligar as aldeias de Benfeita (Arganil) e Fajão (Pampilhosa da Serra), num percurso de 124km, com um acumulado de subida de 2700 metros e três prémios de montanha.O pelotão vai, como sempre, misturar as suas cores com o caleidoscópio de flores que cobrem já a Serra do Açor, numa exuberância primaveril que antecipa os dias longos e quentes do verão.

Este ano, as Aldeias do Xisto prepararam um calendário de eventos que nos ligam à terra, à natureza, ao desporto, à arte, ao céu e uns aos outros.

É o regresso de alguns clássicos, como o XJazz e os Elementos à Solta, mas também novas provas de bicicleta, observações do céu com o Dark Sky, literatura e cinema ao ar livre, oficinas que nos envolvem com a natureza, e outras novidades que divulgaremos em breve.

As Aldeias do Xisto transformaram-se nos ultimos anos num dos pricipais destino de natureza do Centro de Portugal. A Agência de Promoção ADXTUR aposta na singularidade do ambiente serrano das aldeias construidas nesta pedra. A plataforma de reservas online bokinxisto.com permite reservar e escolher online uma estadia nas aldeias. Segundo o coordenador da agência, Rui Simão, em entrevista ao Notícias de Coimbra, as novas regras de higiene e segurança reforçaram a oferta que se adaptou e está desde 2020 a privilegiar estadias em casas completas para programas em família ou sessões de teletrabalho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com