Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Evento nacional de enófilos reúne 200 vinhos e dezenas de produtores em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 14-06-2022

 Dezenas de produtores de pequena e média dimensão vão participar no terceiro Enóphilo Wine Fest de Coimbra, no dia 25, podendo os visitantes provar mais de 200 vinhos de várias regiões do país.

PUBLICIDADE

Entre as 14:30 e as 20:00, no Convento São Francisco, os apreciadores são convidados pela organização a “descobrir e provar sem pressa” vinhos de mesa e outros, entre tintos, brancos e rosés das principais regiões vitivinícolas de Portugal.

“Este é um evento de provas de vinho, destinado a enófilos, profissionais ou não”, disse hoje à agência Lusa Luís Gradíssimo, promotor da iniciativa.

PUBLICIDADE

publicidade

O Enóphilo Wine Fest começou por ser realizado em Coimbra, em 2018 e 2019, mas foi interrompido nos dois anos seguintes devido à pandemia da covid-19.

“Trabalhamos numa lógica de dar espaço aos produtores mais pequenos, que estão um bocadinho mais fora do circuito comercial”, afirmou Luís Gradíssimo.

PUBLICIDADE

Ao adquirir por 15 euros o bilhete de entrada no Convento São Francisco, na margem esquerda do rio Mondego, cada pessoa pode degustar os diferentes vinhos que estão à prova.

“A palavra de ordem é diversidade, representando todo o país. Temos também muitos espumantes à prova, além de alguns frutificados, como porto e moscatel, entre outros”, informou o responsável.

Luís Gradíssimo salientou que o regresso a Coimbra do Enóphilo Wine Fest, para assinalar o quinto aniversário na cidade, é igualmente uma oportunidade para “celebrar o seu sucesso e ampla aceitação junto dos conimbricenses”.

Esta edição do evento assegura “um leque de produtores de pequena e média dimensão, vasto e diversificado, com um portefólio que inclui clássicos e novidades, que refletem a imensa riqueza do património vínico nacional”.

Em 2016, a iniciativa estreou-se no Porto, na altura como Wine Fest by Wine Club Portugal, chegando em 2018 a Coimbra, já sob a denominação de Enóphilo Wine Fest.

Este ano, realizou-se pela primeira vez em Braga. Com a terceira realização em Coimbra, serão 15 edições repartidas por quatro cidades: Porto, Lisboa, Braga e Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com