Região

Evento “Anatomia de um Autorrepresentante” promoveu reflexão sobre inclusão e empoderamento na Lousã

Notícias de Coimbra | 19 minutos atrás em 29-10-2025

No passado dia 17 de outubro, o Teatro Municipal da Lousã acolheu o evento “Anatomia de um Autorrepresentante”, uma iniciativa promovida pelo GARCIL – Grupo de Autorrepresentação da ARCIL, que reuniu grupos de autorrepresentantes da APPACDM de Coimbra, APPACDM de Viseu e das Irmãs Hospitaleiras de Condeixa.

Integrado na campanha europeia Hear Our Voices, dinamizada pela Inclusion Europe, o evento teve como principal objetivo fomentar o diálogo e a partilha de experiências entre pessoas com deficiência ou incapacidade, reforçando o papel da autorrepresentação como instrumento de inclusão e exercício pleno da cidadania.

A sessão de abertura esteve a cargo dos elementos do GARCIL, que deram as boas-vindas aos participantes e partilharam o significado deste encontro para o movimento de autorrepresentação. Seguiu-se um primeiro painel, moderado por Luís Amaral, da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, com intervenções de Sandra Marques e Soufiane El Amrani, da Inclusion Europe, que apresentaram indicadores de inclusão em vários países europeus e destacaram o papel da plataforma europeia de autorrepresentantes na promoção da participação ativa.

PUBLICIDADE

O segundo momento do programa contou com o testemunho inspirador de Beatriz Bastião, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que partilhou a sua experiência enquanto autorrepresentante, abordando os desafios e conquistas no caminho da inclusão.

O evento encerrou com uma conversa aberta entre os grupos presentes, moderada por Sónia Esperto, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., onde se refletiu sobre estratégias para o empoderamento e a importância de criar espaços onde as vozes das pessoas com deficiência sejam ouvidas, respeitadas e valorizadas.

Com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., da Câmara Municipal da Lousã, do Teatro Municipal da Lousã e da ARCIL, esta iniciativa reafirmou o compromisso coletivo com uma sociedade mais inclusiva, onde todas as pessoas tenham voz e lugar.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE