Saúde

Eutanásia: Ordem dos Médicos considera decisão do Tribunal Constitucional correta

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 16-03-2021

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considerou hoje que a decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre a morte medicamente assistida foi uma “decisão correta”, mas disse que “poderia ter ido mais longe”.

PUBLICIDADE

O TC chumbou na segunda-feira a lei sobre a morte medicamente assistida, em resposta a um pedido de fiscalização preventiva feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Um dossier tão complexo e tão vasto quanto este eu acho que a decisão do Tribunal Constitucional foi uma decisão correta, [mas] podia ter ido mais longe”, afirmou à agência Lusa Miguel Guimarães, aludindo à questão do “sofrimento intolerável”.

PUBLICIDADE

publicidade

Relativamente a esta questão, o TC não colocou nenhuma questão, deixando o sofrimento intolerável para a decisão médica: “não são os médicos que decidem ou que conhecem o sofrimento do doente, é o próprio doente. Era bom que o Tribunal Constitucional tivesse avaliado isto de outra forma e se calhar falasse com alguns médicos para perceber como é que se avalia o sofrimento”.

“Mas, no global, a decisão do Tribunal Constitucional parece-nos correta, é uma boa decisão que vai de certa forma obrigar a Assembleia da República a apresentar um diploma em que algumas destas questões” que foram chumbadas possam ser mudadas.

PUBLICIDADE

Segundo Miguel Guimarães, “os termos que foram apresentados na lei são completamente imprecisos, dão para tudo, e mesmo assim foi melhorada relativamente aos projetos de lei” iniciais.

O que a OM verificou é que “os juízes consideraram de facto imprecisas as condições para a eutanásia”. “Estas questões da vida ou de morte nunca são fáceis, sobretudo, as questões da morte que a gente conhece menos”, sendo, por isso, difícil “tornar precisas doenças em que pode ser utilizada a eutanásia”.

“Mas de qualquer forma os juízes do Tribunal Constitucional abrem a porta à despenalização futura”, disse, destacando a frase do presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, em que afirma: “o direito à vida não pode transfigurar-se num dever de viver em quaisquer circunstâncias”.

“A lei vai para trás, mas deixa uma porta aberta para a despenalização futura”, salientou.

Contudo, para Miguel Guimarães, “a lei da eutanásia pode esperar” devido ao momento que o mundo atravessa, em que é “preciso tratar as pessoas que não querem morrer, e que são muitas”.

“Numa altura em que nós estamos na maior pandemia da história recente é o tempo da vida, é o tempo de investimento em cuidados de saúde e é o tempo de respeito pela dignidade humana e isto é absolutamente fundamental neste momento”, defendeu.

Por isso, defendeu, “era fundamental que todos nos concentrássemos em criar as melhores condições possíveis a nível do sistema de saúde para conseguirmos salvar o máximo de vidas possíveis, para concretizar o plano de vacinação, respeitando obviamente todas as pessoas e sobretudo aquilo que é a dignidade humana que está consagrada na Constituição.

O diploma tinha sido enviado para fiscalização preventiva da constitucionalidade em 18 de fevereiro e a decisão do TC foi tomada por maioria, de sete juízes contra cinco.

Na sua decisão, o TC considera, contudo, que a inviolabilidade da vida humana consagrada na Constituição não constitui um obstáculo inultrapassável para se despenalizar em determinadas condições a antecipação da morte medicamente assistida.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE